InícioApresentaçãoCoordenaçãoAções IntegradasComo se cadastrarCoordenadores  

 

Ações Integradas

 

Além de garantir conforto, acesso à informação, segurança e melhores condições de saúde às populações rurais, o Programa Luz para Todos representa um vetor de desenvolvimento e geração de renda para seus beneficiados.

 

Junto com a luz elétrica, chegam as Ações Integradas, um conjunto de programas sociais e de inclusão produtiva que ajuda as familias a potencializar os recursos da eletricidade. São exemplos de Ações Integradas os Telecentros Comunitários, a Aldeia da Cidadania, os Centros Comunitários de Produção (CCPs), o projeto Arca das Letras e as rádios comunitárias.

 

 

 

 

Centros Comunitários de Produção

 

O Programa Luz para Todos implantou 302 Centros Comunitários de Produção (CCPs) na região Sudeste e no estado de Goiás.

 

Eles incentivam o cooperativismo como forma de aumentar a qualidade dos produtos e a renda das famílias beneficiadas. Entre os projetos e equipamentos viabilizados por CCPs estão viveiros de mudas e produção de hortaliças, tanques para criação de peixes, ateliês de costura, tanques de beneficiamento de leite e máquinas de arroz e secadores de café.

 

 

 

 

 

Telecentros Comunitários

 

Os 50 Telecentros Comunitários em operação na Região Sudeste e estado de Goiás resultam da parceria entre o Programa Luz para Todos e o projeto Eletrobras Furnas Digital, que doa equipamentos e instala salas de informática nas localidades atendidas pelo programa do governo federal.

 

Cada Telecentro Comunitário conta com 10 micros conectados à internet. Eles permitem o acesso do público às novas tecnologias da informação e comunicação, inserindo as comunidades num novo mundo de oportunidades e interação social. Para monitorar os telecentros, as comunidades designam instrutores voluntários, que recebem treinamento sobre informática, internet e montagem de micros.

 

Bibliotecas Rurais - Arca da Letras

 

Os estados da região Sudeste e Goiás contam com 625 Arcas das Letras, pequenas bibliotecas rurais criadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Cada unidade possui 220 títulos, obtidos por meio de doações e divididos entre literatura infantil, livros didáticos, de pesquisa e técnicos. As publicações atendem às necessidades específicas das populações rurais.

 

São os próprios moradores que indicam o local da instalação das Arcas das Letras, os assuntos de interesse e os agentes de leitura - voluntários treinados para realizar o empréstimo dos livros e o incentivo à leitura.

 

 

 


Rádios Comunitárias

 

A principal finalidade das rádios comunitárias, emissoras FM de baixa potência e cobertura restrita, é preservar as tradições e hábitos sociais de cada região.

 

As emissoras representam um canal de comunicação dedicado aos interesses da comunidade, o que permite a divulgação de eventos e manifestações culturais, artísticas e folclóricas.

 

As rádios são abertas a todos, sem discriminação de raça, credo, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais. Devem estimular a participação dos membros da comunidade e difundir notícias de interesse local, além da obrigatoriedade de transmissão da Voz do Brasil, do horário eleitoral gratuito e de pronunciamentos oficiais, definidos por lei.

 

 

Aldeias da Cidadania

 

Promovida por Furnas em parceria com agentes públicos e privados, a Aldeia da Cidadania leva serviços de saúde, identificação civil, orientação jurídica e lazer às comunidades beneficiadas pelo Programa Luz para Todos.

 

Durante a Aldeia da Cidadania, são realizadas consultas médicas e odontológicas, distribuição de medicamentos, exames e palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e alcoolismo. A população tem acesso também à emissão de carteira de trabalho, RG e CPF, além de consultas com advogados e profissionais da Defensoria Pública e informações sobre procedimentos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

 

 

 

 

O Programa | Região SE e GO | Ações Integradas | Acesso ao Programa | Coordenadores