Ouvidoria |  Fale conosco |  Mapa do site |  English |  Español  
    » Notícias

Furnas recebe homenagem por engajamento nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
por Leonardo Cunha


 

Furnas foi homenageada na noite de quarta-feira (21/5), em Brasília, por sua atuação junto a organizações da sociedade civil e entidades públicas para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada à reduçãoda pobreza e da desigualdade social.
O diretor de Administração da empresa, Luís Fernando Paroli, representou a companhia durante a cerimônia que marcou a abertura da Arena da Participação Social, fórum em que governo, instituições sociais e empresas debatematé o final desta semana as políticas públicas e práticas voltadas ao cumprimento dos ODM, bem como os mecanismos de participação popular nas decisões do governo federal. O encerramento do evento, na sexta-feira (23/5), contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff, que entregará o 5º Prêmio ODM Brasil.
 
“É uma honra poder participar e patrocinar um evento como este, cujo objetivo é buscar alternativas e premiar iniciativas que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas que mais precisam ser resgatadas para a cidadania”, afirmou Paroli, ressaltando que todos os projetos e ações sociais apoiados atualmente por Furnas estão vinculados aos ODM. A companhia mantém ainda convênio com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para realizar seminários em municípios do interior de Minas Gerais sobre os ODM.
 
A solenidade de abertura da Arena da Participação Social reuniu os ministros da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; da Saúde, Arthur Chioro; e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Néri. Também estiveram presentes o ministro interino das Relações Exteriores, Eduardo dos Santos; o coordenador do PNUD Brasil, Jorge Chediek; o secretário de Relações Político-Sociais da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano; e o secretário nacional do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Odilon Fatio, entre outras autoridades e representantes de movimentos sociais.
 
De acordo a ONU, o Brasil é um dos países mais avançados na concretização das metas dos oito ODM, que visam acabar com a fome e a miséria, garantir educação básica de qualidade, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malária e outras doenças, promover a equidade de gênero e proporcionar qualidade de vida à população com respeito ao meio ambiente. A maioria das metas, que têm como prazo 2015, já foram atingidas ou superadas pelo país, conforme o governo federal.
 
Um relatório sobre os avanços do Brasil nos ODM será apresentado na sexta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Segundo o ministro Gilberto Carvalho, mesmo com todas as conquistas alcançadas nos últimos anos, ainda há a necessidade de consolidar os ODM em todo o território nacional. Ele afirmou que o Brasil ocupa posição de destaque na pactuação de novas metas que aliem cidadania e sustentabilidade ambiental, os chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
 
O ministro foi aplaudido quando disse que é imprescindível uma ampla reforma política para dar estatuto definitivo à participação popular na democracia brasileira. Na sexta-feira, a presidenta Dilma vai assinar, na Arena da Participação Social, o decreto que estabelece a Política Nacional de Participação Popular. Outro foco do evento é a discussão do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que tramita no Congresso Nacional.

 

 
Na foto abaixo, de Edgar Marra, a partir da esquerda, Odilon Fatio, Luís Fernando Paroli, Jorge Chediek e Wagner Caetano 
 Paroli.jpg
 

 

 

 

 

 
 
 

 





Publicado em: 22/05/2014


Explore o site Mostrar Ocultar  
A Empresa
» Quem somos
» Sistema Furnas
» Diretoria executiva
» Conselhos de administração e fiscal
» Estatuto social
» Estrutura organizacional
» Código de Ética e de Conduta
» Identidade visual
» Vídeo institucional
» Novos projetos
» Escritórios e contatos
» Estratégia

Sustentabilidade
» Sustentabilidade para Furnas
» Política de Sustentabilidade
» Adesões e compromissos
» Furnas e a ISO 26000
» Premiações
» Relatório de Sustentabilidade
» Setor Elétrico - Principais Áreas de Negócios
» Links
» Notícias
» Contato

Meio ambiente
» Políticas
» Água
» Biodiversidade
» Mudanças Climáticas
» Meio Físico
» Relacionamento com a Comunidade
» Patrimônio Sociocultural
» Planos de Gestão Ambiental

Sociedade
» Responsabilidade social
» Atuação Social
» Desenvolvimento Territorial
» Voluntários
» Programa social
» Pacto global
» Cultura
» Patrocínio de eventos
» Patrocínio Esportivo
» Comitê Pró-Equidade de Gênero
» Programas Especiais
» Espaço Furnas Cidadania
» Uso de Bordas de Reservatório
Publicações
» Relatório da administração
» Orientações sobre Linhas de Transmissão
» Relatório de sustentabilidade
» Contas públicas
» Governança TI
» Processos de contas anuais
» Relatório Anual de Atividades da Auditoria Interna - RAINT
» Demonstrações contábeis
» Informativo gerencial de mercado e economia
» Publicações Tecnológicas
» Execução contratual de publicidade
» Sistema Eletrobras
» Revista Furnas
» Revista Conexão FURNAS
» Revista Ouro da Casa
» Folder Institucional
» Furnas em Números


Recursos humanos
» Trabalhe conosco
» Convênio de saúde

Comercialização de serviços
» Área de atuação
» Atividades principais
» Inovação e suporte tecnológico
» Cursos

» P&D+I
» Fornecedores
» Acesso restrito
» Sites relacionados
» Ouvidoria
» Fale conosco
» Mapa do site
» English
» Español
Furnas - Empresa Eletrobras
Escritório Central: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22281-900 - Tel.: 21 2528-3112
Todos os direitos reservados a Furnas © 2013