Ouvidoria |  Fale conosco |  Mapa do site |  English |  Español  
    » Notícias

Vencedores do Programa de Inovação são premiados em cerimônia no Escritório Central
por Magda Nunes Rocha


Explorar novas tecnologias para alinhá-las à rotina dos colaboradores e aos processos de negócios da empresa são alguns dos objetivos da Superintendência de Tecnologia da Informação (ST.A). A partir do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, a superintendência definiu o Programa de Inovação, com foco nas ações que otimizem e reduzam os custos dos processos na área de TI, atendendo aos objetivos estratégicos de FURNAS.

Os participantes que se destacaram nesta iniciativa, foram premiados na última sexta-feira (16/12) em cerimônia realizada no Escritório Central (RJ). O evento contou com as presenças do representante da Gerência de Inovação da Eletrobras, Marcos Moyses; do gerente da ST.A, Luiz Fernando Cunha Lino;  e demais representantes da ST.A.

Os ciclos do Programa de Inovação são semestrais. Esta primeira edição aconteceu entre os meses de junho a dezembro, foi desenvolvida por Antônio Almeida com o apoio de Thiago Sousa Guimarães Peixoto, da Divisão de Arquitetura e Inovação (DAQI.A), e composta de seis fases: ideação, mercado, seleção, desenvolvimento, avaliação e vencedores.

Programa de Inovação - Logo Prog. Inov. ST.jpg

Na fase de Ideação, houve a participação de 13 colaboradores da ST.A e geradas 67 ideias. Esses colaboradores participaram da fase seguinte (Mercado), selecionando as nove melhores ideias para serem apresentadas ao Comitê Estratégico de Inovação. Na Seleção, foram escolhidas cinco propostas que seriam patrocinadas, transformadas em projetos (Desenvolvimento) e, posteriormente, classificados (Avaliação) para premiação (Vencedores).

O vencedor foi Cláudio Lima Figueiredo, da Divisão de Banco de Dados e Software Básico com o trabalho Siscor, Sistema de Correspondência Corporativa que permite ao gestor aprovar as Correspondências Internas de qualquer máquina, em qualquer lugar. O segundo colocado, Raphael Rocha Lemos, da Divisão de Rede e Segurança, apresentou o projeto Reembolso Web. Este possibilita que os reembolsos de saúde da Fundação Real Grandeza sejam requisitados a partir de celulares e tablets. Rafael Carlos, da DAQI.A, ficou em terceiro lugar. Autor de Impressão 3.0, FURNAS sem papel, promove a revisão da capacidade de impressão do parque de FURNAS e contém um plano de comunicação que visa à conscientização dos empregados no uso das impressoras.

Dois classificados receberam menção honrosa: Roberta Rezende de Siqueira Cordero, da Divisão de Análise de Soluções, e Timóteo Teixeira de Brito, da Divisão de Rede e Segurança. Roberta foi reconhecida pelo trabalho TI Solution que otimiza o processo de requisição de demandas à ST.A, garantindo velocidade no desenvolvimento de projetos curtos através de uma fila rápida. E Timóteo, pelo projeto Rede de Serviços Auxiliares que otimiza a arquitetura de rede dos servidores, proporcionando melhora de performance.

Programa de Inovação da ST.A - PENÚLTIMA.jpg

Os classificados e suas equipes vencedoras do Programa de Inovação

Para o superintendente Luiz Fernando Lino, o final do primeiro ciclo do programa revela que "apesar do ano ter sido difícil, todos nós saímos vitoriosos". Já Flávia Daisson, da Gerência de Aprendizagem Organizacional, reconheceu que "inovação é uma prática colaborativa, um novo aprendizado que só acontece graças ao empenho de todos". Thiago Peixoto constatou que a presença dos colaboradores que lotaram o auditório "reflete a coesão da equipe da ST.A".   

Os cinco classificados ganharam brindes e uma placa em reconhecimento ao esforço e dedicação pelo trabalho desenvolvido. O primeiro colocado, Cláudio Figueiredo, recebeu uma bolsa integral para curso de especialização em Inovação numa instituição a ser definida.  Ele lançou o desafio: "Tirem suas ideias da gaveta. Se eu consegui, todos conseguem". 

O próximo ciclo começará em janeiro de 2017 e terá a duração de, aproximadamente, seis meses, mantendo o mesmo formato do concluído hoje.





Publicado em: 20/12/2016


Explore o site Mostrar Ocultar  
A Empresa
» Quem somos
» Sistema Furnas
» Diretoria executiva
» Conselhos de administração e fiscal
» Estatuto social
» Estrutura organizacional
» Código de Ética e de Conduta
» Identidade visual
» Vídeo institucional
» Novos projetos
» Escritórios e contatos

Sustentabilidade
» Sustentabilidade para Furnas
» Política de Sustentabilidade
» Adesões e compromissos
» Furnas e a ISO 26000
» Premiações
» Relatório de Sustentabilidade
» Setor Elétrico - Principais Áreas de Negócios
» Links
» Notícias
» Contato

Meio ambiente
» Políticas
» Unidades de conservação
» Ações ambientais
» Guias de fauna

Sociedade
» Responsabilidade social
» Atuação Social
» Desenvolvimento Territorial
» Voluntários
» Programa social
» Pacto global
» Cultura
» Patrocínio de eventos
» Patrocínio Esportivo
» Comitê Pró-Equidade de Gênero
» Programas Especiais
» Espaço Furnas Cidadania
Publicações
» Relatório da administração
» Orientações sobre Linhas de Transmissão
» Relatório de sustentabilidade
» Contas públicas
» Governança TI
» Processos de contas anuais
» Demonstrações contábeis
» Informativo gerencial de mercado e economia
» Execução contratual de publicidade
» Sistema Eletrobras
» Revista Ouro da Casa
» Revista Conexão FURNAS


Recursos humanos
» Trabalhe conosco
» Convênio de saúde

Comercialização de serviços
» Área de atuação
» Atividades principais
» Inovação e suporte tecnológico
» Cursos

» P&D+I
» Fornecedores
» Acesso restrito
» Sites relacionados
» Ouvidoria
» Fale conosco
» Mapa do site
» English
» Español
» Transparência

Furnas - Empresa Eletrobras
Escritório Central: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22281-900 - Tel.: 21 2528-3112
Todos os direitos reservados a Furnas © 2013