Ouvidoria |  Fale conosco |  Mapa do site |  English |  Español  
    » Notícias

Centro de Operação Minas comemora 50 anos
por Leonardo Cunha


Situado na área da Usina de Furnas, no município de São José da Barra, o Centro de Operação Regional Minas (CTRM.O) completou 50 anos no último sábado (1/7). Sua trajetória confunde-se com a própria história da operação do Sistema de FURNAS.

De acordo com documentos garimpados pela equipe do centro, os chefes de turno da UHE Furnas exerciam a função de despachantes de carga durante os primeiros anos de operação da usina. Eram eles que coordenavam as manobras de isolação e normalização em equipamentos da hidrelétrica e das subestações de Poços de Caldas (MG), Guarulhos (SP) e Mogi das Cruzes (SP).

Contudo, a expansão do sistema demandou a criação de uma unidade organizacional específica para a operação integrada das instalações de FURNAS. Assim, em 1967, surgiu o Despacho de Carga (DECA), órgão subordinado ao então Departamento de Transmissão. Os primeiros colaboradores lotados no órgão eram egressos da Usina de Furnas e o DECA ocupava uma área no subsolo da sala de controle da hidrelétrica.

Em 1972, uma profunda mudança ocorreu no setor com a implantação do Despacho Central, na sede de FURNAS, que passou a ter sob seu comando os despachos regionais de Furnas (MG), Porto Colômbia (MG/SP) e Jacarepaguá (RJ), estes dois últimos criados nesse mesmo ano.

Dez anos depois, com a previsão da entrada em operação do sistema de transmissão da Usina de Itaipu, efetivou-se  a criação do despacho regional de Campinas. No ano seguinte, o despacho de Porto Colômbia foi transferido para a Usina de Itumbiara (MG/GO).

Assim, a operação do Sistema FURNAS ganhou a sua feição institucional atual com o Centro de Operação do Sistema e os Centros de Operação Regionais Minas, Rio, Goiás e São Paulo, todos vinculados à Gerência de Operação do Sistema. O Gestor do Centro de

Operação Regional Minas, Luciano José da Silva, destaca a qualificação dos profissionais encarregados de ações como manter os parâmetros das redes elétricas, garantir a segurança dos técnicos de manutenção em campo e normalizar o sistema após desligamentos. "São pessoas extremamente comprometidas, que sabem de suas responsabilidades", declara, ressaltando que essa característica acompanha os operadores de FURNAS desde o tempo em que eram denominados despachantes de cargas.

"Apesar de todo o desenvolvimento tecnológico experimentado nos últimos 50 anos, os operadores são o elo mais forte de nossos processos. São eles que cuidam da segurança das pessoas, equipamentos e do fornecimento de energia elétrica", afirma o Gerente de Operação do Sistema, Ramon Rodrigues Vieira Carvalho.

O Superintendente de Operação, Mário Fernando Ellis, aponta o caráter estratégico da operação do sistema, atividade que é realizada de forma ininterrupta, 24 horas por dia, sete dias por semana. "Trata-se do trabalho que viabiliza o funcionamento integrado, seguro e otimizado dos ativos da empresa, assegura sua receita operacional e presta um serviço essencial à sociedade", afirma.

Para comemorar os 50 anos do CTRM.O, a Gerência de Comunicação Social produziu um vídeo com depoimentos de alguns dos pioneiros da operação do Sistema FURNAS. Assista às entrevistas no arquivo abaixo.

50 anos CTRM.wmv





Publicado em: 05/07/2017


Explore o site Mostrar Ocultar  
A Empresa
» Quem somos
» Sistema Furnas
» Diretoria executiva
» Conselhos de administração e fiscal
» Estatuto social
» Estrutura organizacional
» Código de Ética e de Conduta
» Identidade visual
» Vídeo institucional
» Novos projetos
» Escritórios e contatos

Sustentabilidade
» Sustentabilidade para Furnas
» Política de Sustentabilidade
» Adesões e compromissos
» Furnas e a ISO 26000
» Premiações
» Relatório de Sustentabilidade
» Setor Elétrico - Principais Áreas de Negócios
» Links
» Notícias
» Contato

Meio ambiente
» Políticas
» Unidades de conservação
» Ações ambientais
» Guias de fauna

Sociedade
» Responsabilidade social
» Atuação Social
» Desenvolvimento Territorial
» Voluntários
» Programa social
» Pacto global
» Cultura
» Patrocínio de eventos
» Patrocínio Esportivo
» Comitê Pró-Equidade de Gênero
» Programas Especiais
» Espaço Furnas Cidadania
Publicações
» Relatório da administração
» Orientações sobre Linhas de Transmissão
» Relatório de sustentabilidade
» Contas públicas
» Governança TI
» Processos de contas anuais
» Demonstrações contábeis
» Informativo gerencial de mercado e economia
» Execução contratual de publicidade
» Sistema Eletrobras
» Revista Conexão FURNAS
» Revista Ouro da Casa


Recursos humanos
» Trabalhe conosco
» Convênio de saúde

Comercialização de serviços
» Área de atuação
» Atividades principais
» Inovação e suporte tecnológico
» Cursos

» P&D+I
» Fornecedores
» Acesso restrito
» Sites relacionados
» Ouvidoria
» Fale conosco
» Mapa do site
» English
» Español
» Transparência

Furnas - Empresa Eletrobras
Escritório Central: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22281-900 - Tel.: 21 2528-3112
Todos os direitos reservados a Furnas © 2013