Ouvidoria |  Fale conosco |  Mapa do site |  English |  Español  
    » Notícias

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ ​​FURNAS é reconhecida por suas ações sociais durante encontro de mulheres rurais
por Eduardo Franklin


Fotos: Luís Tibaldi

chapaauditório.JPG

Com apoio de FURNAS, foi realizado no último sábado (26/8), o 14° Encontro de Mulheres Rurais de Chapada dos Guimarães (MT), com foco no empreendedorismo feminino. Mais de 300 participantes de diversas localidades da região lotaram o salão e as dependências da Igreja de Sant’Ana, no Centro da cidade mato-grossense, e assistiram a uma programação com palestras, oficinas de processamento de alimentos, feira de artesanato e  produtos  das próprias agricultoras, além de apresentações e  atividades culturais.


O evento contou com a presença da prefeita Thelma de Oliveira, autoridades estaduais e municipais, lideranças sindicais e comunitárias. Representando FURNAS, Zuleide Pontes, da Gerência de Responsabilidade Sociocultural, apresentou a palestra Empoderamento Feminino, lembrando que a empresa está presente com diversos projetos sociais no município desde o ano 2000.

ChapaZuleide.JPG

Zuleide Pontes apresenta a palestra Empoderamento Feminino


“Um dos nossos carros-chefes aqui, incluído no projeto Núcleo de Integração Comunitária – Programa de Desenvolvimento Territorial, é a Padaria e Farinheira comunitárias, além da oficina e confecção de costura e silk screen, no distrito de João Carro, que vêm proporcionando emprego e renda para as mulheres do campo.  Também somos gratos pelo reconhecimento  do poder público aqui manifestado  com relação às ações de FURNAS”.


Zuleide observou que o tema de sua palestra buscou levar as mulheres a refletirem sobre a importância de seu trabalho, de sua autonomia e independência tanto para realização pessoal como para a melhoria das condições de vida da família: “Esperamos que a mensagem seja multiplicada por elas em suas comunidades, agora com maior noção do empoderamento pessoal como mulheres que merecem todo reconhecimento e respeito por trabalharem duro, produzirem alimentos, artesanatos e ainda cuidarem das famílias”.

Chapaprefeita.JPG

Thelma de Oliveira reconheceu a importância de FURNAS para o município


A prefeita Thelma de Oliveira lembrou que FURNAS tem um papel histórico no município. “A empresa sempre esteve presente apoiando nossas comunidades. Não foi aquela coisa de fazer um investimento, como a Usina de Manso, e abandonar o município. Ela continua aqui com projetos belíssimos como em João Carro e outros . Essa convivência produtiva e  permanente é extremamente importante para a Chapada dos Guimarães”.


A coordenadora do evento e secretária municipal de Assistência Social, Hélia Pacheco de Mello, creditou o sucesso do encontro como reflexo do papel cada vez mais importante da mulher rural na família, na sociedade e no trabalho que ela realiza no campo. “Agradecemos o apoio de FURNAS que nos possibilitou a confecção dos folhetos, cartazes e transporte das participantes. É essa parceria que nos dá ânimo para já iniciarmos os preparativos do 15° Encontro”, antecipou ela.

mulheres.JPG

Produções agrícola e artesanal das mulheres foram comercializadas no evento 

A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapada dos Guimarães, Deusimar Muniz Lima, destacou a mudança da rotina e as novas vivências entre os fatores que vêm tornando  o evento a cada edição mais concorrido com filas para inscrições. “O encontro valoriza a mulher, oferece a oportunidade dela  sair do campo, ter um dia diferente com  lazer, reencontros de amigas,  aprendizado, novos conhecimentos, troca de experiências e produtos. Muitas moram longe  e não têm acesso às informações sobre seus direitos e inovações.  As que aqui estiveram vão levar essas experiências para suas comunidades multiplicando o sentimento de que nossa união é a nossa força”.

chapa jerônima.JPG

Jerônima Mendes: todo esforço valeu a pena para participar do encontro


Jerônima Candido Mendes, do assentamento Jangada Roncador, contou que não foi fácil chegar ao evento, mas que todo esforço valeu a pena. “Andei a pé, a cavalo, de moto, que pifou na estada, até chegar no ônibus. Mas todas vamos voltar com mais alegria por termos estado no meio da sociedade, podermos ouvir, falar e aprendermos muito. Deixei marido e três filhos na roça que reclamaram um pouco mas depois me ajudaram a conseguir transporte e trazer meus queijos e doces. Espero voltar no próximo encontro”, anunciou,  com um sorriso no rosto.


O apoio de FURNAS ao 14° Encontro de Mulheres Rurais de Chapada dos Guimarães está em consonância com três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,  da Organização das Nações Unidas (ONU),  iniciativa da qual a empresa é signatária: 1º) Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; 5°) Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; e 10°) Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. 





Publicado em: 29/08/2017


Explore o site Mostrar Ocultar  
A Empresa
» Quem somos
» Sistema Furnas
» Diretoria executiva
» Conselhos de administração e fiscal
» Estatuto social
» Estrutura organizacional
» Código de Ética e de Conduta
» Identidade visual
» Vídeo institucional
» Novos projetos
» Escritórios e contatos

Sustentabilidade
» Sustentabilidade para Furnas
» Política de Sustentabilidade
» Adesões e compromissos
» Furnas e a ISO 26000
» Premiações
» Relatório de Sustentabilidade
» Setor Elétrico - Principais Áreas de Negócios
» Links
» Notícias
» Contato

Meio ambiente
» Políticas
» Unidades de conservação
» Ações ambientais
» Guias de fauna

Sociedade
» Responsabilidade social
» Atuação Social
» Desenvolvimento Territorial
» Voluntários
» Programa social
» Pacto global
» Cultura
» Patrocínio de eventos
» Patrocínio Esportivo
» Comitê Pró-Equidade de Gênero
» Programas Especiais
» Espaço Furnas Cidadania
Publicações
» Relatório da administração
» Orientações sobre Linhas de Transmissão
» Relatório de sustentabilidade
» Contas públicas
» Governança TI
» Processos de contas anuais
» Demonstrações contábeis
» Informativo gerencial de mercado e economia
» Execução contratual de publicidade
» Sistema Eletrobras
» Revista Conexão FURNAS
» Revista Ouro da Casa


Recursos humanos
» Trabalhe conosco
» Convênio de saúde

Comercialização de serviços
» Área de atuação
» Atividades principais
» Inovação e suporte tecnológico
» Cursos

» P&D+I
» Fornecedores
» Acesso restrito
» Sites relacionados
» Ouvidoria
» Fale conosco
» Mapa do site
» English
» Español
» Transparência

Furnas - Empresa Eletrobras
Escritório Central: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22281-900 - Tel.: 21 2528-3112
Todos os direitos reservados a Furnas © 2013