Ouvidoria |  Fale conosco |  Mapa do site |  English |  Español  
    » Notícias

Empresa participa de encerramento de programa de educação ambiental em São Paulo
por Renata Nascimento


​Fotos: Renata Nascimento
projeto parelheiros 096.jpg
Equipe responsável pelas ações do programa de educação ambiental em Parelheiros (SP)


FURNAS reuniu representantes das secretarias municipais de Saúde e do Verde e Meio Ambiente e da comunidade para a apresentação dos resultados do Programa de Educação Ambiental (PEA) da linha de transmissão 750kV Itaberá-Tijuco Preto III na Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos Fase II, localizada no subdistrito de Parelheiros, zona sul da cidade de São Paulo. O encontro aconteceu na última sexta-feira, dia 25, no Centro Educacional Unificado (CEU) de Parelheiros. Elvio Zampier de Abreu, da Gerência de Gestão dos Meios Socioeconômico e Cultural de FURNAS, fez a abertura da cerimônia elogiando a participação de todos os envolvidos.


O programa de educação ambiental teve como principal objetivo dar continuidade às ações realizadas entre 2008 e 2010 por FURNAS, como medidas compensatórias à implantação da linha. A fase II iniciou-se em 2015 e teve o objetivo de intervir na realidade local por meio de um processo educativo feito de forma participativa, com foco no saneamento e ênfase em tecnologias de manejo de resíduos domésticos, tratamento de efluentes e manejo de água. As ações seguiram os princípios da permacultura - processo que busca atualizar e manter sistemas humanos ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.


parelheiros 2 027.jpg
Elvio Zampier, de FURNAS, fez a abertura da reunião realizada na comunidade


Lucas Camba Garcia, geógrafo e coordenador ambiental da empresa Walm, participou das ações para esta fase do programa e comemora o resultado: "Ao todo, foram nove unidades da área de saúde envolvidas a partir de um projeto muito bem definido pela equipe e pela Secretaria do Verde. Eles souberam aproveitar muito bem os agentes de saúde que moram na região, facilitando o contato e visitação às famílias e registrando os seus principais problemas de saneamento básico".

O morador Carlos Alberto Lourenço de Souza destacou a importância das atividades e oficinas. "Foi um excelente aprendizado para minimizar gastos na minha residência. Com pouco recurso, podemos realizar e transformar um objeto em outro como é o caso do descartável que se torna reaproveitável. Nossa expectativa é dar continuidade como multiplicadores das ações aprendidas com os novos moradores, principalmente sobre a conservação do solo, evitando contaminação para produzirmos mais e melhor".

Apesar de estar pouco tempo na função de gestor da APA Capivari Morros, Lucas Guilherme Rodrigues Longo pretende dar continuidade ao programa. Ele participou de uma das oficinas no Jardim das Fontes e lá, junto com representantes da comunidade, acompanhou a instalação de uma unidade demonstrativa de fossa séptica. "Acredito na conservação coletiva. Somos a primeira unidade de Conservação de Uso Sustentável gerida pelo município de São Paulo e é extremamente essencial dar continuidade a esse programa realizando as oficinas e incentivando métodos alternativos totalmente acessíveis com relação ao saneamento básico para a comunidade".

Jonatas Cordeiro Knupp foi o permacultor do programa, e realizou diversas técnicas e práticas de melhoria com os agentes de saúde e moradores. "Foi gratificante essa trabalho com a comunidade em desenvolver atividades simples, básicas e inovadoras. Acredito que haverá crescimento nisso. Abordamos muito a questão de regeneração, o que foi destruído podemos retransformar".

Sonia Joana Jabur Salomão, do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, afirma que o programa teve sucesso pela união e interesse de todos. "Foi a estratégia de envolver os agentes de saúde e ambiental, que também são moradores da região e conhecem as necessidades do território, apontando a melhor solução dentro de tudo que foi abordado nas oficinas e na vivência, que nos trouxe esse resultado satisfatório que estimula continuar como multiplicadores. Estou no programa desde a criação da cartilha, na parte de educação ambiental, o que merece também um olhar de satisfação pela oportunidade de produzi-lo junto aos parceiros com o objetivo de encontrar um caminho comum".





Publicado em: 29/08/2017


Explore o site Mostrar Ocultar  
A Empresa
» Quem somos
» Sistema Furnas
» Diretoria executiva
» Conselhos de administração e fiscal
» Estatuto social
» Estrutura organizacional
» Código de Ética e de Conduta
» Identidade visual
» Vídeo institucional
» Novos projetos
» Escritórios e contatos

Sustentabilidade
» Sustentabilidade para Furnas
» Política de Sustentabilidade
» Adesões e compromissos
» Furnas e a ISO 26000
» Premiações
» Relatório de Sustentabilidade
» Setor Elétrico - Principais Áreas de Negócios
» Links
» Notícias
» Contato

Meio ambiente
» Políticas
» Unidades de conservação
» Ações ambientais
» Guias de fauna

Sociedade
» Responsabilidade social
» Atuação Social
» Desenvolvimento Territorial
» Voluntários
» Programa social
» Pacto global
» Cultura
» Patrocínio de eventos
» Patrocínio Esportivo
» Comitê Pró-Equidade de Gênero
» Programas Especiais
» Espaço Furnas Cidadania
Publicações
» Relatório da administração
» Orientações sobre Linhas de Transmissão
» Relatório de sustentabilidade
» Contas públicas
» Governança TI
» Processos de contas anuais
» Demonstrações contábeis
» Informativo gerencial de mercado e economia
» Execução contratual de publicidade
» Sistema Eletrobras
» Revista Conexão FURNAS
» Revista Ouro da Casa


Recursos humanos
» Trabalhe conosco
» Convênio de saúde

Comercialização de serviços
» Área de atuação
» Atividades principais
» Inovação e suporte tecnológico
» Cursos

» P&D+I
» Fornecedores
» Acesso restrito
» Sites relacionados
» Ouvidoria
» Fale conosco
» Mapa do site
» English
» Español
» Transparência

Furnas - Empresa Eletrobras
Escritório Central: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22281-900 - Tel.: 21 2528-3112
Todos os direitos reservados a Furnas © 2013