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Voluntárias e voluntários de FURNAS reformam creche de Minaçu (GO)
por Raíssa Couto


Neste Dia das Crianças, FURNAS destaca o trabalho voluntário que a Equipe LED, da Gincana Energia Voluntária de 2016, realizou na creche Lar Menino Jesus, em Minaçu (GO). A ação, feita entre julho e agosto, rendeu à equipe o quarto lugar na Gincana e eterna gratidão dos alunos.
 
Reconhecendo a importância de um ambiente agradável e propício para o desenvolvimento e a aprendizagem infantil, a Equipe LED desenvolveu atividades como a manutenção dos extintores de incêndio da creche Lar Menino de Jesus, além da fabricação e instalação de cabides nas salas de aulas e banheiros (feitos com pallets de carretas reciclados), reforma dos brinquedos do parquinho, conserto de vazamentos nos banheiros, pintura da cerca e da fachada e aquisição de um bebedouro industrial com capacidade de gelar 50l/h.
 
Houve grande mobilização da comunidade para auxiliar nas tarefas. “Até algumas esposas e filhos dos voluntários contribuíram”, disse Reginaldo Rodrigues Magalhães, colaborador de FURNAS e membro da equipe responsável pela ação na creche.
 
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Mariana Mandarino, coordenadora do Programa Furnas de Voluntariado, e Reginaldo sendo abraçados por crianças da creche Lar Menino Jesus
 
Cada país conta com uma determinada data e tipos de celebração dedicados às suas crianças. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, foi oficializada a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação.
 
No Brasil, a padronização de uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867 instituiu a data de 12 de outubro como oficial para comemoração do Dia das Crianças.
Diante da ocasião, é fundamental ressaltar a importância da educação básica de qualidade acessível para todas as crianças, independentemente de sua classe social, para o desenvolvimento sustentável. As taxas de analfabetismo da população entre 10 e 17 anos no Norte e Nordeste chegam a 5,4%, quase o dobro da média nacional (2,9%). Na região Centro-Oeste, a taxa é de 1,4% enquanto nas regiões Sudeste e Sul ela é de 1,3% e 1%, respectivamente.
 
A Fundação Abrinq lançou na última terça-feira (10/10) a segunda publicação da série “A Criança e o Adolescente nos ODS – Marco Zero dos Principais Indicadores Nacionais”, documento produzido para contribuir com a discussão das metas nacionais e monitorar os progressos do país na implementação da Agenda 2030. O documento teve foco nos ODS 4 (Educação de Qualidade: assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos) e ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Econômico, cuja meta 8.7 estabelece o prazo de 2025 para a erradicação do trabalho infantil).





Publicado em: 12/10/2017


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