Ouvidoria |  Fale conosco |  Mapa do site |  English |  Español  
    » Notícias

Começam as obras da primeira usina brasileira de geração de energia a partir do lixo
por Fernanda Franco


Boa Esperança.png
Aterro sanitário em Boa Esperança, onde será erguida a UTGE


O projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que dará origem à primeira Usina Termoquímica de Geração de Energia (UTGE) do país começa a sair do papel com o início das obras de terraplanagem. Os primeiros equipamentos e contêineres, que servirão de apoio administrativo, já estão no canteiro de obras do terreno de 7.800 m², doado pela prefeitura de Boa Esperança, em Minas Gerais.

Tratores também preparam o local para a chegada das máquinas que vão erguer a usina. Com investimento de R$ 32 milhões, a previsão é que a operação comece em julho de 2019. A UTGE Boa Esperança terá capacidade de geração de 1 MWh de energia elétrica, o que corresponde a 25% de toda energia elétrica utilizada no município.

"Com a implementação deste projeto de pesquisa, FURNAS espera criar uma alternativa para o grave desafio de destinação dos resíduos sólidos urbanos. A UTGE transformará lixo em energia, renda e desenvolvimento econômico e social. Ainda é um trabalho de pesquisa, mas vamos estudar para que no futuro consigamos atender a comercialização da energia gerada pela usina", diz Nelson de Araújo dos Santos, gerente de pesquisa e desenvolvimento de FURNAS.

Tecnologia Pioneira - O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento de FURNAS, inscrito na ANEEL sob o nº PD-0394-1602/2016, trata do desenvolvimento de uma Unidade de Aproveitamento Energético de Resíduos Sólidos Urbanos, através da Tecnologia de Gaseificação em Leito Fluidizado. A técnica poderá ser aplicada como uma solução socioambiental inovadora e com tecnologia 100% nacional, escolhida a partir de um cuidadoso trabalho de prospecção das alternativas existentes no mercado nacional e internacional.

A usina utilizará um reator termoquímico para a conversão da energia contida no CDR (combustível derivado de resíduo), proveniente do processamento do resíduo sólido urbano, em energia elétrica. O processo eliminará a contaminação do solo e lençóis freáticos pelo chorume proveniente do lixo, além de atender à lei 12.305/10 – Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como as resoluções ambientais de emissões atmosféricas. A Carbogás Energia é parceira de FURNAS nesse projeto.

"O projeto se baseia na tecnologia de gaseificação, que é bastante diferente da incineração. As emissões atmosféricas são muito baixas, sendo uma tecnologia de fácil compreensão, permitindo a destinação completa dos resíduos sólidos urbanos de uma maneira geral. Produziremos um gás combustível, o qual será utilizado para gerar a energia elétrica", completa Nelson.

Natal solidário - Enquanto as obras ganham força, funcionários da usina de Furnas, localizada em São José da Barra, cerca de 135 quilômetros de distância de Boa Esperança, se mobilizaram para presentear 32 crianças, de 1 a 14 anos, das famílias dos catadores de material reciclável do aterro sanitário do município. A ação também faz parte do processo de implantação da UTGE, uma vez que a empresa atua no fortalecimento das políticas públicas dos municípios em que possui atividades.

Desde setembro, FURNAS promove encontros mensais com as famílias, oferecendo serviços gratuitos, tais como palestras sobre saúde, cadastro no Sistema Nacional de Empregos (SINE), oficinas de reciclagem e outros cursos profissionalizantes. Em Boa Esperança, a empresa alcançou 12 dos 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, do qual Furnas é signatária. 





Publicado em: 22/12/2017


Explore o site Mostrar Ocultar  
A Empresa
» Quem somos
» Sistema Furnas
» Diretoria executiva
» Conselhos de administração e fiscal
» Estatuto social
» Estrutura organizacional
» Código de Ética e de Conduta
» Identidade visual
» Vídeo institucional
» Novos projetos
» Escritórios e contatos

Sustentabilidade
» Sustentabilidade para Furnas
» Política de Sustentabilidade
» Adesões e compromissos
» Furnas e a ISO 26000
» Premiações
» Relatório de Sustentabilidade
» Setor Elétrico - Principais Áreas de Negócios
» Links
» Notícias
» Contato

Meio ambiente
» Políticas
» Água
» Biodiversidade
» Mudanças Climáticas
» Meio Físico
» Relacionamento com a Comunidade
» Patrimônio Sociocultural
» Planos de Gestão Ambiental

Sociedade
» Responsabilidade social
» Atuação Social
» Desenvolvimento Territorial
» Voluntários
» Programa social
» Pacto global
» Cultura
» Patrocínio de eventos
» Patrocínio Esportivo
» Comitê Pró-Equidade de Gênero
» Programas Especiais
» Espaço Furnas Cidadania
» Uso de Bordas de Reservatório
Publicações
» Relatório da administração
» Orientações sobre Linhas de Transmissão
» Relatório de sustentabilidade
» Contas públicas
» Governança TI
» Processos de contas anuais
» Demonstrações contábeis
» Informativo gerencial de mercado e economia
» Publicações Tecnológicas
» Execução contratual de publicidade
» Sistema Eletrobras
» Revista Furnas
» Revista Conexão FURNAS
» Revista Ouro da Casa


Recursos humanos
» Trabalhe conosco
» Convênio de saúde

Comercialização de serviços
» Área de atuação
» Atividades principais
» Inovação e suporte tecnológico
» Cursos

» P&D+I
» Fornecedores
» Acesso restrito
» Sites relacionados
» Ouvidoria
» Fale conosco
» Mapa do site
» English
» Español
Furnas - Empresa Eletrobras
Escritório Central: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22281-900 - Tel.: 21 2528-3112
Todos os direitos reservados a Furnas © 2013