Ouvidoria |  Fale conosco |  Mapa do site |  English |  Español  
    » Notícias

Área de TI de FURNAS premia projetos inovadores
por Leonardo Cunha


20180411_120143.jpg
Colaboradores e gerentes comemoram os resultados do 3º ciclo do Programa de Inovação da Superintendência de Tecnologia da Informação


O projeto Furnas Multiplica, liderado pela colaboradora Adriana Yuan, foi eleito ontem (11/4) a melhor iniciativa do Programa de Inovação da Superintendência de Tecnologia da Informação da empresa. Sua proposta é aproveitar o conhecimento do corpo técnico da empresa para empoderar jovens de baixa renda que moram no entorno do escritório central. Na primeira turma, foram ensinadas noções de Word e Excel a 14 meninos e meninas.


"Este projeto vai além dos portões da empresa. Podemos usar nosso recurso humano para fazer a diferença na vida desses jovens.", afirmou Adriana ao receber o prêmio do Programa de Inovação: um cheque simbólico que lhe dá o direito de participar de um congresso de TI a ser realizado em outubro, em São Paulo.

Ganhadores - Em seu terceiro ciclo, o Programa de Inovação reconheceu outros quatro projetos, eleitos pelos próprios funcionários em votação on-line. Em segundo lugar ficou o projeto Smart Legal – Aplicação de Inteligência de Negócio no Jurídico. Kelly Portela, líder do projeto, firmou uma parceria com a startup Acordo Fechado para desenvolver um painel de bordo (dashbord) que facilitará a tomada de decisão sobre processos da ordem de R$ 758 milhões.

Liderado por Dimitri El-Jaick, o projeto Gestão do Capital Organizacional dissemina o conhecimento do negócio de FURNAS para diversas gerências. Dimitri criou um game em formato quiz onde os empregados da ST.A fixaram os conhecimentos após a palestra área de Comercialização de Energia, com ganho comprovado superior a 50% no aprendizado.

Menções honrosas foram dadas aos projetos Resgate dos Depósitos Judiciais, apresentado também por Kelly Portela, que permitirá a contabilização de até R$ 4 milhões para o caixa de FURNAS, e Notes nos Trilhos, liderado por Rafael Carlos de Oliveira, que permitirá 32% de economia nos servidores da plataforma de e-mail Lotus Notes.

"Reafirmamos nossa proposta de inovar, renovar os negócios da empresa e buscar desafios. O programa já tem alguns frutos aplicados no nosso dia a dia e gerará outros", declarou o superintendente de Tecnologia da Informação, Marcelo Fernandez Piñeiro.

Segundo o executivo, o quarto ciclo do programa será estendido para a Superintendência de Gestão Estratégica de Pessoas para ampliar o escopo da inovação na empresa.

Presente ao evento, o superintendente da área, Francisco Alonso Rabelo Vieira, elogiou a iniciativa. "A gente tem que primar pela eficiência para nos posicionarmos no novo cenário de negócios do mercado de energia. Só conseguiremos eficiência com inovação. E vocês de TI são a mola propulsora da inovação", disse ele.

Mecânica – O Programa de Inovação da ST.A é composto de seis etapas com abordagem de Design Thinking e aprendizagem de adultos (Andragogia).

De acordo com o coordenador do programa, Thiago Guimarães Peixoto, o sucesso do programa reside no fator humano. "A tecnologia, sozinha, não causa impacto. Por isso nossa abordagem foca nas pessoas. Quando o funcionário entende suas motivações internas e cria empatia com seus colegas, geramos um ambiente propício aos bons resultados. Depois, identificamos problemas no dia-dia da empresa, localizamos a causa raiz e testamos soluções, rápidas e baratas, que podem ou não usar a tecnologia".

O evento de premiação do programa teve como palestrante a empreendedora e investidora Lindália Reis, conselheira da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), diretora da Sociedade de Engenharia de Televisão e membro do conselho da revista MIT Technology Review.





Publicado em: 12/04/2018


Explore o site Mostrar Ocultar  
A Empresa
» Quem somos
» Sistema Furnas
» Diretoria executiva
» Conselhos de administração e fiscal
» Estatuto social
» Estrutura organizacional
» Código de Ética e de Conduta
» Identidade visual
» Vídeo institucional
» Novos projetos
» Escritórios e contatos

Sustentabilidade
» Sustentabilidade para Furnas
» Política de Sustentabilidade
» Adesões e compromissos
» Furnas e a ISO 26000
» Premiações
» Relatório de Sustentabilidade
» Setor Elétrico - Principais Áreas de Negócios
» Links
» Notícias
» Contato

Meio ambiente
» Políticas
» Água
» Biodiversidade
» Mudanças Climáticas
» Meio Físico
» Relacionamento com a Comunidade
» Patrimônio Sociocultural
» Planos de Gestão Ambiental

Sociedade
» Responsabilidade social
» Atuação Social
» Desenvolvimento Territorial
» Voluntários
» Programa social
» Pacto global
» Cultura
» Patrocínio de eventos
» Patrocínio Esportivo
» Comitê Pró-Equidade de Gênero
» Programas Especiais
» Espaço Furnas Cidadania
» Uso de Bordas de Reservatório
Publicações
» Relatório da administração
» Orientações sobre Linhas de Transmissão
» Relatório de sustentabilidade
» Contas públicas
» Governança TI
» Processos de contas anuais
» Demonstrações contábeis
» Informativo gerencial de mercado e economia
» Publicações Tecnológicas
» Execução contratual de publicidade
» Sistema Eletrobras
» Revista Furnas
» Revista Conexão FURNAS
» Revista Ouro da Casa


Recursos humanos
» Trabalhe conosco
» Convênio de saúde

Comercialização de serviços
» Área de atuação
» Atividades principais
» Inovação e suporte tecnológico
» Cursos

» P&D+I
» Fornecedores
» Acesso restrito
» Sites relacionados
» Ouvidoria
» Fale conosco
» Mapa do site
» English
» Español
Furnas - Empresa Eletrobras
Escritório Central: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22281-900 - Tel.: 21 2528-3112
Todos os direitos reservados a Furnas © 2013