Ouvidoria |  Fale conosco |  Mapa do site |  English |  Español  

Skip Navigation Links.

    Sociedade » Voluntários

O Programa Voluntário Furnas em Ação - gerando cidadania, lançado em 2002, visa valorizar e estimular o trabalho voluntário dos empregados em parceria com a Empresa. Anualmente, é realizado o Concurso de Projetos Sociais, uma iniciativa de sucesso do programa com a participação de voluntários de todos os departamentos e regiões onde a Empresa possui empreendimentos. Em 2003, a mobilização dos empregados resultou em 44 projetos apresentados no concurso, 34 deles selecionados para implantação com apoio da Empresa. Em 2004, foram 61 projetos, sendo 36 selecionados.

No ano de 2005, foram desenvolvidas ações no sentido de promover alternativas de desenvolvimento social em bases sustentáveis, centradas, fundamentalmente, nos Oito Objetivos do Milênio. Dos 58 projetos inscritos, 37 foram aprovados.

A partir de 2006, os voluntários foram estimulados a elaborar propostas focadas na melhoria da qualidade de vida das comunidades do entorno das unidades da Empresa, tendo como vertente a promoção do desenvolvimento sustentável dentro das quatro áreas de atuação do programa relacionadas abaixo:

1 - Eletrobras Furnas Educação e Formação
2 - Eletrobras Furnas Saúde e Nutrição
3 - Eletrobras Furnas Cidadania e Direitos
4 - Eletrobras Furnas Trabalho e Renda


Acendendo mais uma Luz - resgatando a cidadania (1)

O projeto tem como objetivo atualizar, conscientizar e discutir temas relacionados à cidadania, educação, sexualidade, saúde, meio ambiente, atualidades, direitos humanos, ética profissional e outros temas, por meio de dinâmicas, palestras, jogos e produção literária. Teve início em 2005, e é desenvolvido por 100% de voluntários lotados no Escritório Central e em Jacarepaguá (RJ).

Número de beneficiados: 85 alunos, de 14 a 17 anos, em 2005; e 120 alunos, em 2006.

Aprender e vencer (1)

Busca a formação e o desenvolvimento de futuros artesãos, por meio de cursos específicos de artesanato, com foco na geração de renda. Realizado em Itutinga (MG).

Número de beneficiados: 100 crianças e adolescentes

Art & Pão (1)

Projeto iniciado em 2004, no município de Nova Iguaçu (RJ), para capacitar jovens e adultos da comunidade de Adrianópolis e adjacências com cursos de panificação, confeitaria, decoração de bolos para festa e doces fundados, gerando renda às famílias dos alunos.

Número de beneficiados: 60, em 2004; 115, em 2005; 165, em 2006
Total : 340 formados em três anos.

Bom de bola show na escola (3)

Combater a ociosidade e a evasão escolar é a proposta, estimulando a participação de jovens e adolescentes em trabalhos desportivos na modalidade de futebol de campo e acompanhamento escolar, além de palestras sobre cidadania. Realizado em Guarulhos (SP).

Número de beneficiados: 30 jovens e adolescentes.

Bombeiro Mirim - Goianésia (1)

Promover a melhoria da qualidade de vida dos jovens de famílias de baixa renda do município goiano envolvendo-os em atividades socioeducativas, com noções básicas de ética e cidadania, foco na necessidade de harmonia na sociedade através do diálogo e conscientização de direitos sem a utilização da violência, inserindo-os nos níveis social, político, cultural e econômico.

Número de beneficiados: 60 adolescentes (8 a 14 anos).

Bombeiro Mirim - Minaçu (1)

O projeto, iniciado em 2003, também em Goiás, visa ao desenvolvimento escolar, à garantia ao acesso e permanência na escola e ao exercício da cidadania, destinado a jovens de 10 a 17 anos. O 10º Subgrupamento de Incêndio, a prefeitura de Minaçu e Furnas promovem a integração da Empresa com a comunidade por meio de noções básicas de informática, primeiros-socorros, cursos de instalações prediais, reforço escolar, salvamento em incêndio, eletricidade doméstica e palestras educativas nas áreas de higiene, cidadania e sociabilidade.

Número de beneficiados: 30, em 2003; 80, em 2004 ; 28, em 2005 ; 30, em 2006.
Total: 168 jovens.

Cantorias em prol do amor (3)

Promover com a cantoria, nos ambientes de dificuldades de permanência e convivência, como hospitais e asilos, uma atividade relaxante e terapêutica que permita aos ouvintes aumentar a auto-estima, o bem-estar e a longevidade.

Número de beneficiados: 650 pessoas entre crianças, adultos e idosos portadores de câncer.

Comunidade em ação (1)

Além de motivar a comunidade ao trabalho comunitário, este projeto tem os seguintes objetivos: ministrar cursos profissionalizantes para a comunidade do Parque Aldeia, em Campos dos Goytacazes (RJ); ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes com lazer e informações; implantar uma cooperativa de artesãs como alternativa de renda para pessoas fora do mercado de trabalho; capacitar e conscientizar a comunidade para a importância de preservação do meio ambiente em que vivem.

Número de beneficiados: 9.594 pessoas

Costurando e alimentando a vida - (1)

O projeto teve início em 2004, em Samambaia (DF), com o objetivo de capacitar pessoas da comunidade com cursos básicos de culinária e corte e costura.

No ano seguinte, o projeto foi ampliado e passou a oferecer, além dos cursos de culinária (massas, doces e salgados) para 40 pessoas, e de corte e costura para 80 pessoas, noções de educação ambiental e empreendedorismo para mães e adolescentes.

Em 2006, por meio das atividades profissionalizantes, o projeto reforçou a conscientização do trabalho em grupo com palestras sobre empreendedorismo.

Número de beneficiados:120 pessoas, em 2004; 120, em 2005; 120, em 2006
Total: 360 pessoas.

Crescer com lazer - esporte gerando cidadania (3)

O projeto teve inicio em 2004, em Ibiraci (MG), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças de 7 a 16 anos, através da formação de escolinhas de esportes como basquetebol, futebol de salão e voleibol.

Desde sua implantação, o projeto já beneficiou cerca de 300 jovens.

Dia do Cidadão (3)

Promover a conscientização sobre cidadania e conservação de energia, proporcionando aos jovens a obtenção de suas identificações civis. Realizado em Botafogo (RJ).

Número de beneficiados: 605 jovens.

Eletricistas em instalações residenciais (1)

Inaugurado em 2005, com o objetivo de criar condições para inserção de jovens da comunidade de Manoel Ribas(PR) no mercado de trabalho por meio da capacitação em eletricista.

Número de beneficiados: 20 jovens, em 2005; e 25 jovens, em 2006.
Total: 45 jovens formados.

Equoterapia (3)

Desde 2005, visa o desenvolvimento dos portadores de deficiência mental e física pela terapia com cavalos. Realizado em Samambaia (DF).

Número de beneficiados: 200 pessoas, em 2005; e 300, em 2006.
Total: 500 pessoas.

Escola viva, caminho a para o futuro (1)

Iniciado em 2005, com o objetivo de promover atividades lúdicas, pedagógicas e artísticas aos 400 alunos da escola estadual situada na vila residencial da Usina de Furnas (MG).

Em 2006, pela atuação voluntária dos funcionários, o projeto proporcionou a melhoria na qualidade de vida, no esporte, educação e saúde, favorecendo o desenvolvimento físico, intelectual e educacional dos jovens.

Número de beneficiados: 400 crianças e adolescentes, em 2005; e 323, em 2006.

Escolinha de informática - Bombeiro Mirim Samambaia - DF (1)

Possibilita o exercício da cidadania através de cursos profissionalizantes de manutenção de computadores e capacitação de instrutores para serem multiplicadores dos cursos de informática. Doação de 300 uniformes para os alunos e promoção de palestras sobre qualidade de vida.

Número de beneficiados: 300 alunos entre 7 e 14 anos e seus pais.

Horta caseira - plantando com sabedoria, colhendo saúde e energia (2)

O projeto, no município de Barro Alto (GO), tem o objetivo de despertar a comunidade local para a importância do cultivo de hortaliças domiciliares e, conseqüentemente, sua reeducação alimentar e a redução de gastos com estes produtos.

Número de beneficiados: 170 pessoas, em 2005; e 500, em 2006.
Total: 670 pessoas.

Horta comunitária de Colômbia (2)

Implantação de horta comunitária para atender as comunidades de Bambú e Terrão, no município de Colômbia (SP).

Número de beneficiados: 450 pessoas.

Horta Comunitária - São José (2)

Implantada no Centro Comunitário de Vila Santa Tereza, em Belford Roxo/(RJ), com o objetivo de expandir a oferta de alimentos.

Número de beneficiados: 60 famílias

Horta das nascentes Vidas para Gerais (2)

Iniciado em 2003, o projeto consolidou uma horta para atender às famílias de baixa renda do município de São José da Barra (MG).

Número de beneficiados: 250, em 2003; 250, em 2004; 720, em 2005; 720, em 2006.
Total: 1.940 pessoas.

Horta legal (2)

Busca despertar nas comunidades de Aparecida de Goiânia (GO) o interesse pela produção de hortaliças e legumes para consumo dos participantes e seus familiares, além de gerar renda com a produção excedente.

Número de beneficiados: 60 idosos

Inclusão Social dos catadores de materiais recicláveis (2)

Propiciar aos catadores de lixo reciclável de Ibiúna (SP) o desenvolvimento sociocultural, apresentando-lhes a importância desse trabalho para a sociedade e o meio ambiente, inserindo-os em condição social digna.

Número de beneficiados: 23 catadores

Laboratório de governança (1)

O projeto destina-se a jovens da região de Itatiaia (RJ), de ambos os sexos, na faixa etária entre 17 e 25 anos, vivendo em situação de risco social, que tenham interesse em trabalhar no mercado hoteleiro. Tem por objetivo a qualificação e o aperfeiçoamento acadêmico, pessoal e profissional, por meio dos cursos oferecidos, assegurando condições igualitárias de acesso às oportunidades de real empregabilidade. Com metodologia experimental, os cursos possuem formatação modularizada cumprindo a programação pertinente às principais tarefas de governança.

Número de beneficiados: 100 jovens.

Luzes do horizonte (1)

Promover a geração de renda pela capacitação de mulheres pertencentes ao Clube de Mães do Bairro Cidade Nova, de Foz do Iguaçu (PR), com atividades de confecção e artesanato com customização dos produtos.

Número de beneficiados: 90 mulheres

Manejo de aves de postura (1)

Estimular o desenvolvimento de atividades socioeconômicas na comunidade de Jaci Paraná (RO), com a implementação de pequenas granjas familiares para a produção de frangos e ovos caipiras.

Número de beneficiados: 200 pessoas.

Mão amiga - educando para a promoção familiar (4)

Formação da associação dos beneficiários do projeto Mão amiga para comercialização de produtos e serviços na região de Peixoto (MG). O projeto é uma continuidade ao do ano de 2005 e, atualmente, compreende a etapa de estruturação da entidade e desenvolvimento de técnicas em artesanato local, conhecimentos gerenciais e empreendedores e visitas técnicas a associações e feiras.

Número de beneficiados: 80, em 2005; e 30, em 2006.
Total: 110 pessoas.

Mulheres em ação (1)

Colaborar com a educação e profissionalização de mulheres e adolescentes para contribuir com a renda familiar em Samambaia (DF), despertando a consciência do cooperativismo através da montagem de um pequeno salão de manicure.

Número de beneficiados: 120 pessoas.

Oficina profissionalizante Adrianópolis (1)

Capacitar jovens e adultos de comunidades de Adrianópolis (RJ) e adjacências, por meio dos cursos de artesanato como cartonagem, biscuit, escultura de frutas e legumes, silk screen, jardinagem, pintura em madeira, tecido e gesso.

Número de beneficiados: 210 pessoas

Padaria solidária (1)

Promover a geração de renda através da capacitação em panificação de homens, mulheres e jovens das comunidades de Planura (MG) e Colômbia (SP).

Número de beneficiados: 72 pessoas

Pintando novos sonhos (1)

Capacitação de 81 jovens, de 16 a 24 anos, e de 35 adultos, com idade superior a 35 anos, na função de pintor e texturizador, em São Paulo (SP).

Pintando novos sonhos no Itaim Paulista (1)

Qualificar 81 trabalhadores jovens, entre 18 e 24 anos, e adultos, de 35 anos ou mais, em pintura e texturização de paredes, visando à geração imediata de renda, por meio de empreendimentos solidários. Esse projeto ocorre no bairro Itaim Paulista, na cidade de São Paulo (SP).

Número de beneficiados: 81 pessoas

Plantando educação colhendo ação (1)

O projeto tem por finalidade o desenvolvimento de atividades que promovam o despertar da conscientização por um melhor ambiente escolar em três escolas públicas localizadas em bairros da periferia da cidade de Mogi das Cruzes (SP). Além de noções de Segurança, Ordem e Limpeza, (Programa SOL), também são ministrados cursos sobre desenvolvimento de pequenas hortas, jardinagem e paisagismo.

Número de beneficiados: 400 alunos

Qualificar com energia - corte e costura (1)

Oferecer oportunidade de qualificação profissional na área de corte e costura para atender ao mercado de trabalho, ampliando as possibilidades de empregabilidade de mulheres do município de Mogi das Cruzes (SP).

Número de beneficiados: 24 mulheres

Qualificar com energia - secretariado (1)

Capacitar jovens e adolescentes, na área de secretariado, para a obtenção do primeiro emprego, em Mogi das Cruzes (SP).

Número de beneficiados: 400 jovens e adolescentes

Sorriso comunitário (2)

Garantir o acesso ao tratamento clínico-odontológico aos moradores do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), além de contribuir para o resgate da auto-estima desta parcela da população, atendendo à meta 6 dos Oito Objetivos do Milênio.

Número de beneficiados: 500 pessoas por mês

Tecer e crescer (1)

Por meio de ações integradas de Furnas e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a Associação Multirecreativa, visa à capacitação gratuita em trabalhos artesanais feitos no tear, proporcionando geração de renda em São José da Barra (MG).

Número de beneficiados: 28 mulheres.

Verde no quintal- Jacarepaguá (2)

Iniciado em 2003, no bairro de Jacarepaguá (RJ), promove a capacitação de professores do ensino fundamental, alunos, pais e comunidades para o aproveitamento sustentável de recursos naturais com a implantação de hortas orgânicas.

Número de beneficiados: 1.382 pessoas.

Visitação orientada à UHE de Serra da Mesa (3)

Levar aos alunos de escolas públicas conhecimento sobre os trabalhos desenvolvidos na Usina de Serra da Mesa, em Minaçú(GO), sua preocupação com o meio ambiente e a atuação junto à sociedade. Este projeto conta com a participação dos voluntários da usina.

Número de beneficiados: 768 alunos da rede municipal de ensino.

Voluntário cidadão (3)

Resgatar socialmente crianças e adolescentes do município de São José da Barra (MG), por meio da leitura, inclusão digital, prática de artesanato e incentivo à freqüência escolar.

Número de beneficiados: 200 crianças e adolescentes.

Aprendendo e caminhando para o amanhã (1)

Ampliar as possibilidades de jovens de baixa renda do município de Cachoeira Paulista (SP), entre 14 e 21 anos, de ingressar no mercado de trabalho com perspectivas de crescimento pessoal e profissional.

Número de beneficiados: 33 jovens.

Divertindo e aprendendo - coral dos cantores mirins (3)

Iniciado em 2003, em Foz do Iguaçu (PR), tem como objetivo promover atividades educativas, lúdicas, recreativas e esportivas. Dentro das perspectivas do projeto de se tornar um centro de excelência em socialização e desenvolvimento de potencialidades para o exercício pleno da cidadania, novas ações estão sendo implementadas, como o curso de informática e o coral.

De caráter social e preventivo, está de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, ao possibilitar mecanismos e instrumentos à disposição do exercício da cidadania, despertando e potencializando as capacidades física e social das crianças.

Número de beneficiados: 250 crianças.

Estação reciclar (1)

Iniciado em 2005, em Itumbiara (GO), tem como objetivo gerar empregos para pais de adolescentes atendidos pelo programa CPT - Cidadão - Profissão Talento, desenvolvido pela ONG Acampi, que estejam desempregados, e capacitar jovens nos conceitos de educação ambiental e coleta seletiva de lixo, pela gestão de uma estação de reciclagem.

Número de beneficiados: 2.415, tanto em 2005, quanto em 2006,
Totalizando 4.830 pessoas.

Expressão Cidadã. O corpo em cena - a mente em ação (3)

Oferece curso de teatro a jovens do ensino médio da rede pública de Minaçu (GO), além de conhecimentos teóricos e práticos acerca das artes cênicas, estimulando a formação de um grupo teatral na comunidade.

Número de beneficiados: 45 jovens

Farmácia viva comunitária (1)

Iniciado em 2004, em Campos dos Coytacazes (RJ), por meio da implantação de uma farmácia viva comunitária para atender à população de baixa renda e servir de laboratório e projeto piloto para reconhecimento e utilização adequada das espécies. Parceiros: Cooperativa de Serviços Ambientais Ltda e Núcleo de Pesquisa em Gestão Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (RJ).

Número de beneficiados: 1.280 pessoas

Geração futuro (1)

Difundir a aprendizagem de português e matemática para alunos da 7° e 8° séries do ensino fundamental, matriculados em escolas de Vila Santa Tereza, Belford Roxo (RJ), melhorando a eficiência (notas) e o rendimento escolar (aprovação), possibilitando o aumento da capacidade competitiva em cursos de ingresso às escolas técnicas e profissionalizantes.

Número de beneficiados: 120 pessoas.

Geração judô - A energia no esporte (3)

Iniciado em 2005, tem como objetivo proporcionar às crianças das comunidades da Rocinha e Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, oportunidade de experimentar e desenvolver suas aptidões para o esporte e a língua inglesa, promovendo a luta contra a exclusão social, aproveitando o tempo disponível com práticas esportivas, culturais e educativas.

Número de beneficiados: 600 crianças e jovens.

Oficina de corte e costura - integrando para a auto sustentação (4)

Desde 2005, visa à capacitação em corte e costura de mulheres de comunidades de baixa renda da cidade de Itatiaia (RJ). As 15 mulheres que foram capacitadas na primeira turma estão se mobilizando para criar uma associação com o objetivo de gerar renda com a comercialização de seus produtos, que inclui material hospitalar descartável.

Número de beneficiadas: 40 mulheres.

Qualificar para vencer (1)

Qualificar jovens e adultos em técnicas de serviços de garçom, mensageiro, recepção e atendimento telefônico, cabeleireiro, manicuro, pintura em tecidos e técnicas de vendas para a inserção no mercado de trabalho de Foz do Iguaçu (PR).Os cursos são ministrados pelo Senac com apoio de voluntários de Furnas, na sede da Casa Família Maria Porta do Céu.

Número de beneficiados: 800 pessoas.

Terra livre na escola (3)

Oferecer a crianças e adolescentes carentes de Aparecida de Goiânia (GO) oportunidade de acesso a atividades desportivas, artísticas e educacionais de qualidade,
Totalmente gratuitas.

Número de beneficiados: 600 crianças e jovens





Explore o site Mostrar Ocultar  
A Empresa
» Quem somos
» Sistema Furnas
» Diretoria executiva
» Conselhos de administração e fiscal
» Estatuto social
» Estrutura organizacional
» Código de Ética e de Conduta
» Identidade visual
» Vídeo institucional
» Novos projetos
» Escritórios e contatos

Sustentabilidade
» Sustentabilidade para Furnas
» Política de Sustentabilidade
» Adesões e compromissos
» Furnas e a ISO 26000
» Premiações
» Relatório de Sustentabilidade
» Setor Elétrico - Principais Áreas de Negócios
» Links
» Notícias
» Contato

Meio ambiente
» Políticas
» Unidades de conservação
» Ações ambientais
» Guias de fauna

Sociedade
» Responsabilidade social
» Voluntários
» Política de responsabilidade social
» Programa social
» Pacto global
» Cultura
» Patrocínio de eventos
» Grupo Gênero
» Energia eficiente
» Programas Especiais
» Espaço Furnas Cidadania
Publicações
» Relatório da administração
» Relatório de sustentabilidade
» Contas públicas
» Governança TI
» Processos de contas anuais
» Demonstrações contábeis
» Informativo gerencial de mercado e economia
» Execução contratual de publicidade
» Sistema Eletrobras
» Revista Ouro da Casa
» Revista Conexão FURNAS


Recursos humanos
» Trabalhe conosco
» Convênio de saúde

Comercialização de serviços
» Área de atuação
» Atividades principais
» Inovação e suporte tecnológico
» Cursos

» P&D+I
» Fornecedores
» Acesso restrito
» Sites relacionados
» Ouvidoria
» Fale conosco
» Mapa do site
» English
» Español
» Transparência

Furnas - Empresa Eletrobras
Escritório Central: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22281-900 - Tel.: 21 2528-3112
Todos os direitos reservados a Furnas © 2013