Usina de Serra da Mesa - 1.275 MW

Usina de Serra da Mesa - 1.275 MW
A Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, localizada na Bacia do Alto Tocantins, em Goiás, possui grande importância no panorama energético brasileiro. Com a entrada em operação das suas três unidades geradoras, que totalizam 1.275 MW, a usina torna-se indispensável ao atendimento do mercado de energia elétrica do Sistema Interligado Sul/Sudeste/Centro-Oeste. Além disto, ela é responsável pela ligação entre esse sistema e o Norte / Nordeste, sendo o elo da Interligação Norte-Sul.

Sua barragem está situada no curso principal do rio Tocantins, no Município de Minaçu (GO), a 1.790 km de sua foz. O reservatório de Serra da Mesa é o maior do Brasil em volume de água, com 54,4 bilhões de m³,com uma área de 1.784 km².
A usina acrescenta ganhos energéticos relevantes ao sistema interligado (6.300 GW/ano), a um custo de geração bastante competitivo. Além desses benefícios, a regularização do rio, promovida por sua barragem, proporciona ganhos diretos sobre as usinas localizadas a jusante, em particular a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

A entrada em operação de Serra da Mesa significa uma solução definitiva para o atendimento ao estado de Goiás e, particularmente, ao Distrito Federal.

Esta obra marca uma nova etapa nos empreendimentos do Setor Elétrico Brasileiro, sobretudo em dois aspectos básicos. O primeiro, no que diz respeito ao processo de automatismo da obra. Projeto pioneiro em FURNAS, por ser uma usina subterrânea, possui controle totalmente digitalizado, promovendo uma operação coordenada de geração, aliada a um diversificado sistema de transmissão.

O outro aspecto que a diferencia das demais obras do setor é o fato de ela ser fruto de parceria com a iniciativa privada. Por meio de estudos realizados junto ao DNAEE (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica) e Eletrobrás, o Governo Federal iniciou, em 1993, o programa que unia uma empresa estatal e o setor privado. Serra da Mesa Energia S.A. foi a empresa vencedora do Processo de Seleção de Parceiros. A ela coube a responsabilidade da conclusão da usina, recebendo, em contrapartida, 51,54% da energia que Serra da Mesa produz.

Coube a FURNAS o gerenciamento do empreendimento, bem como a responsabilidade pela operação da usina, aplicando, assim, sua larga experiência na gerência e operação de grandes obras.

A preservação da natureza e a defesa de princípios ecológicos sempre foram preocupações de FURNAS. A Usina de Serra da Mesa, assim como as de Corumbá e Manso são exemplos claros dessa prática. A Empresa mantém compromissos com os órgãos ambientais (Fundação Estadual do Meio Ambiente de Goiás - Femago - e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama), através de 17 programas envolvendo ações nas áreas de Conservação da Fauna e da Flora Silvestre, Gestão da Questão Indígena, Monitoramento da Ictiofauna, entre outros.


Dados técnicos


Barragem

Tipo: enrocamento com núcleo de argila
Altura máxima: 154 m
Volume total: 12.057.558 m³


Reservatório

Nível normal de operação: 460,00 m
Nível de máxima cheia (Nível máximo maximorum): 461,50 m
Nível de desapropriação: 460,5 m
Nível mínimo de operação: 417,30 m
Área inundada: (cota 460 m) 1.784 km²
Volume total: 54,4 bilhões m³
Volume útil: 43,25 km³


Tomada d'água 

Comportas

Tipo - vagão
Quantidade - 03
Altura d’água sobre a soleira - 61,18 m

Dimensões

Largura - 7,65 m
Altura - 9,13 m
Fabricante: BSI


Vertedouro 

Descarga Máxima: 15.000 m³/s

Comportas

Tipo: segmento
Quantidade: 5

Dimensões

Largura: 15 m
Altura: 20,4 m
Raio: 19 m
Fabricante: BSI


Casa de força 

Tipo: subterrânea

Dimensões

Largura: 29,20 m
Comprimento: 137,00 m
Altura máxima: 69,80 m

Unidades geradoras

Quantidade: 3
Rotação: 120 rpm
Potência nominal: 1.275 MW


Turbinas

Tipo: Francis de eixo vertical
Diâmetro do rotor superior: 5.847,80 mm
Diâmetro do rotor inferior: 6.460,82 mm
Fabricante - SADE


Geradores

Freqüência: 60 Hz
Tensão nos terminais: 15 kV
Fabricante: ABB
Transformadores: 10 (operação mais reserva)
Tipo: monofásico
Capacidade total em operação: 1.418,40 MVA
Relação de transformação: 15 / 500 kV
Fabricante: ABB