Prêmios


São inúmeros os prêmios concedidos à FURNAS e seus profissionais ao longo dos seus 61 anos de atuação, por sua competência, transparência e resultados positivos. A excelência de FURNAS é conferida em diferentes áreas e fruto do trabalho de gestões comprometidas e equipes engajadas. Confira abaixo alguns prêmios já conquistados pela empresa:

 


Empresas Mais

Em 2018, FURNAS conquistou o troféu Empresas Mais do Estadão pelo segundo lugar na categoria Utilidade e Serviços Públicos. O ranking, elaborado em parceria com a agência classificadora de riscos Austin Rating e a FIA (Fundação Instituto de Administração), elegeu as empresas que mais influenciaram positivamente seu setor.

Voltar ao topo
 

Medalha da Inconfidência

Maior honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais, a Medalha da Inconfidência foi entregue ao presidente de FURNAS, Ricardo Medeiros, em abril de 2018, na cidade de Tiradentes. A comenda é destinada aos cidadãos que contribuem para a projeção e valorização do estado.

Voltar ao topo


Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG PROTOCOL

O inventário de gases de efeito estufa da empresa recebeu o Selo Ouro pelo sexto ano consecutivo, em 2018, na comemoração dos dez anos do Programa Brasileiro do Brasileiro GHG Protocol (GHG Protocol). A premiação demonstra a integralidade e a transparência nas informações do inventário de emissões, bem como o compromisso em combater os efeitos das mudanças climáticas.

Voltar ao topo


Troféu Transparência

Em 2016 e, pela sétima vez, FURNAS foi agraciada com a premiação do Troféu Transparência, iniciativa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e Serasa Experian, pelas informações contábeis da empresa.

Voltar ao topo


A3P – Melhores Práticas de Sustentabilidade

Em 2014, FURNAS foi premiada em duas categorias na 5ª edição do Prêmio A3P – Melhores Práticas de Sustentabilidade, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente. Os projetos premiados foram o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal no Escritório Central e a Implantação de Conversor Offshore para Geração de Eletricidade pelas Ondas do Mar.

Em 2016, a empresa foi a vencedora da sexta edição, na categoria Inovação na Gestão Pública, com o projeto de ônibus urbanos com tração elétrica. Já na categoria Gestão de Resíduos, o projeto de aplicação de baterias estacionárias de lítio-ion em sistemas de informação e comunicação ficou com o segundo lugar.

Voltar ao topo


Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Conquistado no ano de 2014, em reconhecimento a programas e projetos desenvolvidos pela empresa que contribuíram efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Voltar ao topo


Prêmio WEPs

Em 2014, FURNAS recebeu o Ouro do Prêmio WEPs Brasil e, em 2016, ficou com a Prata (as duas conquistas na categoria Empresa de Grande Porte). Também em 2016, a Fundação Real Grandeza, dos empregados de FURNAS e Eletronuclear, recebeu o bronze na mesma categoria, entre as Empresas de Médio Porte. O prêmio, chancelado pelo Pacto Global da ONU e ONU Mulheres, reconhece as corporações que promovem a igualdade de gênero em seus negócios e nas comunidades em que estão inseridas, com base nos sete princípios de Empoderamento das Mulheres.

Voltar ao topo


Prêmio Aberje

O Furnas Educa, programa educacional que mobiliza crianças e adolescentes para o uso consciente da energia elétrica e a preservação do meio ambiente, venceu, em 2014, a 40ª edição do Prêmio Aberje, na categoria Comunicação e Relacionamento com a Sociedade, Regional Rio de Janeiro – Espírito Santo. Este prêmio é concedido pela Associação de Comunicação Empresarial.

Voltar ao topo


Ranking 2016 dos Legítimos da Sustentabilidade

O case Furnas Educa ficou na quarta colocação entre as 17 empresas finalistas do Ranking 2016 dos Legítimos da Sustentabilidade, selecionados pelo Programa Benchmarking Brasil, uma iniciativa pioneira na certificação das melhores práticas socioambientais.

O Ranking Benchmarking é um dos mais respeitados selos de Sustentabilidade do Brasil. Na edição 2016, especialistas de vários países avaliaram e selecionaram organizações e cases detentores das melhores práticas socioambientais brasileiras, premiando organizações que tratam a Sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação.

Voltar ao topo


Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça

A empresa foi contemplada nas cinco edições com o Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pela Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres. O resultado é reflexo das ações da empresa no desenvolvimento de uma política de acesso e ascensão no emprego em iguais condições para ambos os sexos.

Voltar ao topo


Prêmio Empresa Amiga do Esporte

A empresa ganhou, por três anos consecutivos (2012, 2013 e 2014), o Prêmio Empresa Amiga do Esporte, concedido pelo Ministério dos Esportes, que homenageia os apoiadores de projetos desportivos e paradesportivos.

Voltar ao topo


Certificação no Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em 2016, a Childhood Brasil, instituição fundada pela rainha Sílvia, da Suécia, concedeu à FURNAS a Certificação no Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esta certificação reconhece as empresas participantes do Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras, apoiado pela empresa desde 2010.

Voltar ao topo