Biodiversidade


FURNAS realiza as atividades de gerar e transmitir energia consciente da necessidade de conservação da biodiversidade. A empresa atua em ecossistemas terrestres e aquáticos localizados, principalmente, na Mata Atlântica e no Cerrado. Ao implementar empreendimentos em áreas ecologicamente relevantes, FURNAS atende aos requisitos legais definidos pelos órgãos ambientais. A empresa mantém foco na prevenção da poluição, na minimização das interferências no meio ambiente e dos riscos à saúde pública.

A gestão ambiental é considerada no planejamento dos novos projetos e no dia a dia das unidades em operação. São realizados diversos planos e programas tais como: Monitoramento Limnológico e da Qualidade da Água, Monitoramento da Ictiofauna, Educação Ambiental, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Monitoramento de Efluentes, Atendimento à Emergências, controle de processos erosivos, recomposição da vegetação etc.

A realização de estudos ambientais de diagnóstico e monitoramento geram importantes dados e conhecimento para regiões antes inexploradas. Em 2017, FURNAS publicou os Guias de Mamíferos, de Anfíbios e de Répteis da UHE Batalha e foram apresentados, no XIII Congresso de Ecologia do Brasil, os resumos de trabalhos científicos: Fauna da LT 345 kV Tijuco Preto – Itapeti – Nordeste e Avifauna da UHE Batalha.

Em linhas de transmissão são adotadas medidas preventivas, entre elas: definição do traçado, evitando interferências em áreas protegidas e fragmentos de mata nativa mais significativos; utilização de torres mais altas e a adoção de técnicas especiais de lançamento de cabos que diminuem o desmatamento em áreas com alto grau de biodiversidade.

Todas as atividades de meio ambiente são orientadas por uma Política que contempla diretrizes visando a melhoria contínua do desempenho ambiental. Confira as Políticas Ambientais de FURNAS e da Eletrobras, além da Política de Gestão de Resíduos de FURNAS.