Sistema de Gestão da Sustentabilidade

Em 2021, a responsabilidade pela gestão da sustentabilidade foi realocada para a Diretoria de Gestão Corporativa. Lado a lado com o tema inovação, a sustentabilidade é considerada um dos motores do negócio da empresa, e o seu Sistema de Gestão da Sustentabilidade, compartilhado por todas as empresas Eletrobras, é baseado em cinco pilares:

  1. Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras
  2. Comissão Executiva de Gestão da Sustentabilidade das Empresas Eletrobras
  3. Sistema de Indicadores de Gestão da Sustentabilidade Empresarial (IGS)
  4. Relato Integrado
  5. Modelo de Criação de Valor

O modelo identifica 30 expectativas de geração de valor, sua relação com cada um dos nossos públicos e como atendem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial os ODS priorizados: 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 15 e 16.

Imagens trazem os ODS priorizados por Furnas. São eles: - 7: Energia limpa e acessível; - 8: Trabalho decente e crescimento econômico; - 9: Indústria, inovação e infraestrutura; - 10: Redução das desigualdades; - 11: Cidades e comunidades sustentáveis; - 12: Consumo e produção responsáveis; - 13: Ação contra a mudança global do clima; - 15: Vida terrestre; - 16: Paz, justiça e instituições eficazes.

Pesquisa e engajamento de stakeholders

Furnas realiza pesquisas, treinamentos, eventos técnicos e de sensibilização, além de cursos e campanhas em seus canais de comunicação, de forma contínua, engajar interessados. A empresa participa da Pesquisa Integrada de Satisfação dos Clientes das empresas Eletrobras, que ocorre bianualmente. A última edição foi realizada em 2019/2020, e indicou que 90,11% dos participantes se declararam satisfeitos com os serviços prestados. A média é de 87,98% entre todas as empresas do grupo.

Foto mostra empregados de Furnas, um homem e uma mulher, realizando pesquisa em campo com um membro da comunidade em Minas Gerais. No total, quatro pessoas estão sentadas à mesa de madeira, usando máscaras de proteção contra a Covid-19, e com papéis brancos à frente de cada um.
Infográfico intitulado “Transformação digital das empresas Eletrobras”. No centro, um círculo com a imagem de um notebook. No segundo círculo, se lê “governança da informação” e “cibersegurança”. No círculo central saem quatro esferas verdes: pesquisa, inovação, mobilidade e capacitação. Num terceiro círculo, há outras sete esferas verdes: desenvolvimento de soluções, democratização de desenvolvimento, monitoramento, blockchain, analytics, automação/robotização e gestão de ativos. E saindo do terceiro círculo há quatro esferas verdes: assinatura digital (ligada à esfera “mobilidade”), universidade corporativas (ligada à esfera “capacitação”), soma (ligada à esfera “gestão de ativos”) e intraempreendedorismo (ligada à esfera “democratização de desenvolvimento”). Entre o segundo e o terceiro círculos há quatro destaques. Transformação do negócio (aceleração de iniciativas digitais para novos negócios e fontes de receita; presença digital (realização de funções corporativas de qualquer lugar e com qualquer dispositivo); inteligência de dados (aprimoramento da cultura de dados, integrando tecnologias e formando capacidades analíticas) e automação (para aumento da produtividade, transparência, rastreabilidade e qualidade de vida). No canto inferior esquerdo tem um quadro onde se lê “projetos: solução jurídica, Eletrobots, monitoramento da estratégia e solução integrada de suprimentos”. No canto inferior direito, em outro quadro, se lê “projetos: comercialização de energia, presença digital, solução fiscal e dashboards de business intelligence”. Fim da descrição.

Canais de relacionamento

• Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

0800 377 8037

www.relatoconfidencial.com.br/eletrobras

• Ouvidoria de Furnas

ouvidoria@furnas.com.br

www.furnas.com.br/ouvidoria

(21) 2528-3815

Av. Graça Aranha, 26, Centro,

Rio de Janeiro/RJ, CEP: 20030-000

• Comissão de Ética de Furnas

etica@furnas.com.br

Av. Graça Aranha, 26, Centro,

Rio de Janeiro/RJ, CEP: 20030-000

Foto mostra dois homens trabalhando no horto da usina hidrelétrica de Funil, no estado do Rio de Janeiro. Em primeiro plano, um deles está agachado, manuseando mudas verdes. Ao fundo, o segundo homem está de pé. No entorno estão dezenas de mudas verdes, próximas a estruturas de irrigação. Fim da descrição.
Mapa da região Sudeste, com partes das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste, e pequeno recorte da Norte, apresenta as usinas corporativas de Furnas, as Sociedades de Propósito Específico que a companhia participa, as linhas de transmissão em operação e empreendimentos de outras empresas conectados a esse sistema.

Presença de Furnas no Brasil

Nossa presença com usinas hidroelétricas (UHEs), termoelétricas (UTEs), eólicas (EOL) e subestações próprias, incluindo o total ponderado pelas participações – Sociedades de Propósito Específico (SPEs) e uma hidrelétrica designada, inclui:

LEIA MAIS DETALHES SOBRE RESULTADOS DA GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E COMERCIALIZAÇÃO

15

estados + DF

28

usinas em operação (UHEs, UTEs e EOL)

72

subestações¹

¹Considera subestações corporativas e SPEs (subestações de transmissão e subestações elevadoras).

Capacidade de geração

97%

da matriz de geração em operação proveniente de energia limpa²

12.174,56³ MW

capacidade instalada em operação:

96%

hidrelétrica (renovável)

3%

termelétrica (não renovável)

1%

fonte eólica (renovável)

²Considera fontes com menor emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).

³Considera usinas corporativas, propriedade compartilhada e SPEs, com ponderação da participação de Furnas. O valor desconsidera os 25 MW da UTE Campos, que está fora de operação.

Transmissão

124.402,60 MVA

capacidade de transformação total**

25.954,04 KM

de linhas em operação (todos os níveis de tensão)***

*Em 2021, não houve LT arrematada em leilão.

**Considera subestações corporativas e SPEs (subestações de transmissão e subestações elevadoras).

***Considera linhas de transmissão corporativas e SPEs.

Conheça as publicações do

Relatório Anual Furnas 2021

Responda aqui uma breve pesquisa de satisfação sobre o Relatório Anual 2021.Sua participação é muito importante para nós.

VOLTAR AO TOPO