Projeto apoiado por FURNAS leva alegria a hospitais do Rio de Janeiro

Publicado em:
Crédito: Ratão Diniz
A divertida brincadeira de pular a fogueira

 

Lindomar, Adamastor, Pamonha, Invólucro, Viola e Shei-lá marcaram um encontro para lá de especial com as crianças e adolescentes internados no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Música também não faltou. O Grupo Forró Descalço, junto com um time de palhaços, desfilou por todo o prédio no Arraial "Tem Pamonha no Hospitá!". O festejo teve casamento com direito a três noivas, um concorrido pulo na fogueira, baile com os pais e a tradicional quadrilha.


A chegada do cortejo da Roda de Palhaço
 

A ação foi organizada pelo Projeto Roda de Palhaço, que recebe o patrocínio de FURNAS através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e percorre, desde 2016, as enfermarias pediátricas do IPPMG e do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Durante todo ano, duas vezes por semana, uma dupla ou trio de palhaços realiza intervenções leito a leito direcionadas às crianças, seus familiares e profissionais de saúde.

"É um projeto de construção, vamos quebrando o gelo com as crianças em cada visita e levamos uma onda de movimento, cor e energia", explica Julia Schaeffer, coordenadora do Roda de Palhaço ao lado de Guilherme Miranda. Ele completa: "Usar os palhaços no hospital tem tudo a ver. Cada vez que me apresento tenho mais certeza disso. Todos os dias, uma nova descoberta".

Julia e Guilherme ministram oficinas que oferecem uma experiência prática através dos princípios que regem a atuação do artista-palhaço no hospital para artistas, profissionais e estudantes de saúde. São encontros que têm como foco as relações de cuidado baseadas no olhar, escuta e empatia. A dupla realiza intervenções em hospitais há mais de 10 anos. Trabalharam juntos na ONG Doutores da Alegria até 2008 e, desde então, seguem realizando projetos que apostam no encontro entre arte e saúde.


Alegria reinou nos corredores do IPPMG
 

Para Isabella Dantas, gerente substituta de Responsabilidade Sociocultural de FURNAS, a experiência "foi uma oportunidade rica de vivenciar um trabalho que faz toda diferença ao oferecer momentos de bem estar para aqueles que estão em uma situação de maior fragilidade". A gestora enfatizou que o apoio ao projeto está alinhado às diretrizes da empresa, que atua na disseminação e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

Momentos que melhoram o sistema imunológico dos pacientes, segundo o coordenador do Núcleo de Humanização do IPPMG, Alexandre de Almeida. "É comprovado que com este trabalho de excelência o tempo de internação diminui. Resgata-se o melhor das crianças e dos profissionais de saúde. Os recursos do hospital são otimizados. Todas as instituições deveriam seguir esse exemplo", declarou.

Se depender dos profissionais e pais envolvidos, o projeto não pode parar. A residente Franciele Nascimento destacou que, após a visita dos palhaços, as crianças ficam mais receptivas ao tratamento. A médica Fernanda Loja, enquanto isso, observava, emocionada, uma menina recém-saída da UTI que escolheu a fantasia da princesa Bela para recepcionar a trupe.

"São anjos que vem nos trazer alegria", disse Vanessa Mazzei que festejava a cura do seu filho de 16 anos. Já a mãe Danielle Soares ficou tão encantada com a apresentação dos artistas que manifestou a vontade de fazer parte de "um projeto valioso para a construção de uma sociedade inclusiva".
 

Por: Eleonora Brazão