FURNAS avança na transformação digital

Publicado em:
Crédito: Teresa Travassos
Diretor de Administração Pedro Eduardo Brito na abertura do evento

 

A Superintendência de Tecnologia da Informação realizou ontem  (15/8) o evento Tecnologias Disruptivas – Uma Jornada para a Transformação Digital em FURNAS. Na abertura, o diretor de Administração, Pedro Eduardo Fernandes Brito, disse que a empresa está madura para uma mudança de paradigma em processos estratégicos  com os avanços da sua área de Tecnologia da Informação. Ele observou que vem promovendo a aproximação da área com setores como Suprimentos, Pesquisa e Desenvolvimento, Comercialização e Recursos Humanos. “A ideia é mostrar os produtos que podemos oferecer e ainda são desconhecidos, divulgando-os para todas as unidades de FURNAS, buscando ganhos em produtividade, inovação e racionalização de custos”.

O superintendente de Tecnologia da Informação, Marcelo Piñeiro, reforçou que a transformação digital acontece não somente pelo uso de tecnologia, mas também por mudanças no modelo mental das pessoas. “Ao contrário das revoluções agrícola e industrial, que foram movidas por inovações de ferramentas e máquinas, a digital vem revolucionar a maneira como as pessoas pensam, colaboram entre si e geram valor para a organização”.

O consultor convidado Luis Cláudio Mangi, do Instituto a Gartner Research, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas na área de Tecnologia da Informação, comentou que “acabou o recreio”, ilustrando o fato dos líderes de TI nas empresas se verem obrigados a realizar experimentos iniciais de transformação digital, ainda que pontuais, buscando escala rapidamente. “Ou vão perder competitividade para os concorrentes mais rápidos e se atrasarem no alinhamento às bruscas mudanças do mercado”, antecipou.

Dois cases de transformação digital em FURNAS com apoio da área de TI foram apresentados no evento: O painel de Gestão de Contratos, utilizando tecnologias de Business Intelligence e Analytics; e a solução para acompanhamento orçamentário dos projetos de P&D, utilizando RPA (Robotic Process Automation).

O Superintendente de Suprimentos, Leonardo Medina, apresentou o painel de Gestão de Contratos e relatou que a solução resolveu a necessidade que a área tinha de agilidade no controle da carteira de contratos. “Para garantir a continuidade dos serviços, o painel “notifica” o gestor se o contrato de sua responsabilidade vence nos próximos 180 dias, além de oferecer diversos filtros e gráficos para análises das informações - com dados obtidos do sistema corporativo de FURNAS (SAP ERP), enfim, a ferramenta provê informações estratégicas para tomada de decisão, tanto para a gestão da carteira como para os gestores dos contratos”.

Em seguida foi apresentada a solução de automação do processo de P&D pelo colaborador André Luiz Vieira da Gerencia de Transformação Digital e gerente do projeto em questão. André informou que o processo era realizado por duas pessoas, levava em torno de 300 horas/mês, ao custo estimado de R$ 195 mil/ano, e que com o robô as mesmas tarefas são realizadas em menos de 30 min e sem erros. Ele destacou ainda que “o robô custou R$ 48 mil, já estamos trabalhando em outras automações e não chegamos nem perto de sua capacidade”.

Neste ponto, Piñeiro ressaltou que a utilização de novas tecnologias não se propõe a substituir o ser humano. “O colaborador será liberado de trabalhos repetitivos e operacionais para exercer atividades mais nobres, criativas e estratégicas como pensar em melhorias para seus processos”, alinhou ele.

Na sequencia, Ana Claudia Rodrigues, da Gerencia de Transformação Digital e coordenadora dos projetos apresentados, conduziu um painel de perguntas aos clientes das soluções apresentadas.

Durante o painel, Ana Cláudia questionou Luciana Iulianelli, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, quanto aos benefícios do robô para sua área. Luciana destacou os ganhos em produtividade e velocidade na disponibilização das informações, “Me surpreendeu a rápida implantação, o projeto durou uma semana e foi validado em um dia".

Ainda sobre o robô, outro painelista, Estênio Souza, da Gerência de Comercialização de Energia, que participou ativamente do projeto em apoio à Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, descreveu o quanto ele achou amigável as ferramentas utilizadas tanto para construção do robô, quanto para o novo painel mobile para acompanhamento dos orçamentos de P&D.

Como próximos passos, ainda foi apresentado o resultado de um projeto em teste na TI com uso de componentes de Inteligência Artificial, pelo colaborador Fernando Antonio Silveira, também da Gerencia de Transformação Digital.

Ao final, Piñeiro ressaltou que a Transformação Digital não é um destino, e sim uma jornada para a qual a Superintendência de Tecnologia da Informação vem se preparando há algum tempo e agora já pode apresentar ideias se materializando em soluções reais, como mostrou a agenda do evento. E concluiu dizendo acreditar no muito que as próximas iniciativas, como por exemplo a adoção de soluções em nuvem, podem ampliar a  parceria da tecnologia com as áreas de negócio, otimizando e transformando FURNAS nesse momento de grandes desafios.
 

Por: Eduardo Franklin