FURNAS apresenta resultados de projeto em congresso internacional de engenharia hidráulica

Publicado em:
Crédito: Divulgação


O trabalho Stepped Spillway Flow: Pre-Aeration With Deflector que apresenta resultados parciais do projeto Estudo e Análise da Macroturbulência em Vertedouros em Degraus com Pré-Aeração, foi apresentado pela engenheira Alba Valéria Brandão Canellas de FURNAS no 38th IAHR World Congress, que ocorreu na Cidade do Panamá, na primeira semana de setembro. O projeto de pesquisa que deu origem a este estudo está sendo desenvolvido em parceria entre FURNAS e o Laboratório de Hidráulica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O trabalho Weir Head-Discharge Relationships: a Multi-Lab Exercise foi apresentado por pesquisadores da Utah Water Research Laboratory, da Utah State University. Este estudo versou sobre ensaios em vertedouros realizados em 20 laboratórios de hidráulica ao redor do mundo,  tendo contado com a participação do Laboratório de Hidráulica Experimental de FURNAS. A oportunidade de participar desta importante pesquisa conjunta ocorreu devido ao contato com pesquisadores do US Bureau of Reclamation, parceiros no P&D Estudo de Concreto para Superfícies Hidráulicas,  desenvolvido nos laboratórios de concreto e hidráulica da Gerência de Serviços e Suporte Tecnológicos de FURNAS, tendo a Foz do Chapecó Energia como associada e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul como parceiro tecnológico.

O Congresso da International Association for Hydro-Enviroment Engineering and Research (IAHR) é um dos mais importantes da área de engenharia de estruturas hidráulicas, sendo uma boa oportunidade para divulgação das ações em desenvolvimento nas universidades e centros de pesquisa de maior prestígio na comunidade científica.
 

Por: Luiz Fajardo