Projeto de P&D + I de FURNAS é apresentado em Aparecida de Goiânia

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS
Prof. Márcio Muniz de Farias, Marlos José Ribeiro Guimarães, Renato Cabral e prof. Antônio Cesar Pinho Brasil Jr.

 

Foi realizada na última sexta-feira (13/9), na gerência de Serviços Tecnológicos, em Aparecida de Goiânia (GO), a apresentação do projeto de P&D+I "Modelagem Matemática-Computacional dos Sistemas Eólicos e Hidroelétricos, com Avaliação da Durabilidade por meio de Modelos Preditivos de Vida Útil". O projeto conta com as participações da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade de Brasília (UnB). O encontro foi conduzido pelos gerentes Renato Cabral, Alexandre Castro Pereira, e pelo professor da UnB, Márcio Muniz de Farias.

"Modelagem Matemática Computacional...." está dividido em cinco grandes grupos de trabalho: Campanhas Experimentais, Modelagens Constitutivas, Método dos Elementos Finitos, Método dos Elementos Discretos e Método dos Volumes Finitos que são coordenados, separadamente, por um docente da UnB. Na ocasião, cada professor expôs as atividades do seu grupo, destacando os produtos que estão sendo gerados no domínio acadêmico (artigos, dissertações e teses) e empresarial (transferências tecnológicas, treinamentos, metodologias e aplicativos).

O projeto reúne estudos e pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidos pela UnB, direcionados para aplicação nos futuros empreendimentos eólicos de FURNAS, evidenciando a importância dos projetos P&D+I para a empresa. Essas iniciativas já somam mais de 70 projetos concluídos desde o início do programa chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
 

Por: Magda Nunes Rocha