FURNAS realiza ação social em Angra dos Reis neste sábado

Publicado em:


O Ciep Alberto da Veiga Guignard recebe neste sábado (21), de 9h às 16h30, a 61ª edição do Projeto Aldeia da Cidadania, que oferecerá serviços gratuitos de cuidados preventivos de saúde, orientações nas áreas de Justiça, meio ambiente, uso racional de energia, além de atividades culturais e de lazer.  O objetivo é integrar socialmente crianças, jovens, adultos e idosos em diversas atividades para desenvolver comportamentos cada vez mais saudáveis. Essa é uma iniciativa realizada por FURNAS desde 2003, e conta com o apoio da Prefeitura da cidade e da Eletronuclear nesta edição.

Durante todo o dia, o público poderá usufruir de diversos serviços de educação em Saúde como:  teste de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, orientação sobre higiene bucal, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros. Quem desejar fazer uma transformação no visual poderá cortar o cabelo e ainda fazer o design da sombrancelha. 

A diversão também está garantida. A programação contará com oficinas de percussão e grafite, apresentações culturais, brincadeiras, recreação e muito mais. Ao todo serão mais de 70 profissionais e voluntários entre médicos, enfermeiros, cabeleireiros, recreadores estarão envolvidos nesta ação de Saúde e Cidadania.  

“Há 16 anos, FURNAS une forças com as Prefeituras dos municípios vizinhos aos empreendimentos onde a empresa está presente no Brasil. Este projeto é realizado a partir de um tema central para o desenvolvimento do país: a garantia de direitos dos segmentos mais vulneráveis da nossa sociedade. Essa ação é uma iniciativa grandiosa e está   alinhada com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que visa implementar os objetivos de desenvolvimento sustentável e cumprir as metas da Agenda 2030”, afirma o gerente de Responsabilidade Sociocultural de FURNAS, Marcos Machado. 

Essa é a primeira edição da Aldeia da Cidadania em Angra dos Reis. A iniciativa reforça, ainda, a presença de FURNAS no Parque Mambucaba, onde está sendo desenvolvido também o projeto Núcleos de Integração Comunitária.


Projeto Aldeia da Cidadania

O projeto Aldeia da Cidadania foi criado em 2003 e oferece a comunidades carentes serviços gratuitos de cuidados preventivos de saúde, orientações nas áreas de Justiça, meio ambiente e de uso racional de energia, além regularização de documentos e atividades recreativas para crianças e adolescentes. Para isso, FURNAS firma parcerias com Prefeituras, associações de moradores e organizações não-governamentais, a fim de ampliar ainda mais o alcance do projeto. 

Em 2017, foram realizadas sete edições do projeto Aldeia da Cidadania, com cerca de 12 mil atendimentos.


Números da desinformação

A saúde vai mal. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crônicas, que na maioria dos casos podem ser evitadas, são responsáveis por 60% dos gastos com saúde em todo o mundo. Os dados revelam que no Brasil as doenças cardiovasculares são a principal causa da mortalidade - 80 mil pessoas por ano morrem de doenças do coração. O país está em 9º lugar, da lista da OMS dos países onde as doenças cardíacas aparecem como principal causa dos óbitos anuais, e é o 6º em número de mortes causadas por derrame. A hipertensão é responsável por 10% do número de mortes registrados por ano.  Segundo o Anuário Estatístico de Saúde, elaborado pelo Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, 33% da população tem pelo menos uma doença crônica e 46% têm duas ou mais doenças que poderiam ter sido evitadas. O índice supera a média nacional, que é de 31%.


Serviço

Evento: Ação Aldeia da Cidadania
Dia: 21 de setembro (sábado)
Horário: 9hàs 16h30
Local: Ciep Alberto da Veiga Guignard – Rua Aviador Santos Dumond, 552 – Parque Mambucaba, Angra dos Reis.
 

Por: Leonardo Cunha