Presidente de FURNAS recebe Medalha Mérito Tamandaré

Condecoração reconhece autoridades, instituições e personalidades no Dia do Marinheiro

Publicado em:
Ministro Bento Albuquerque condecora o presidente Luiz Carlos Ciocchi / Crédito: Lucas Trindade


O presidente de FURNAS, Luiz Carlos Ciocchi, recebeu na manhã desta sexta-feira (13) a Medalha Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil. A condecoração foi entregue a Ciocchi pelo ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque. A solenidade ocorreu na Fortaleza de São José - IIha das Cobras, no Rio de Janeiro. A medalha homenageia autoridades, instituições, civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços para divulgar ou fortalecer as tradições navais e realçar seus vultos históricos. 

"É uma emoção e uma honra muito grande receber essa comenda. Eu sempre tive e tenho um carinho especial pela Marinha do Brasil, uma instituição com grandes desafios e importância histórica, além da atuação na pesquisa e desenvolvimento, inclusive, para o setor de energia nuclear", destacou Luiz Carlos Ciocchi. 

A cerimônia foi presidida pelo diretor-geral do Material da Marinha, almirante de esquadra Luiz Henrique Caroli, acompanhando do ministro de Bento Albuquerque. O evento foi aberto com a execução do Hino Nacional, seguido da leitura da mensagem do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e execução da salva de dezenove tiros pela Bateria Histórica da Companhia de Polícia do Batalhão Naval.

Criada por decreto em 20 de agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré é também uma homenagem ao Dia do Marinheiro, 13 de dezembro, data de nascimento do almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil.
 

Por: André Sant'anna