Com apoio de FURNAS, CEFET/RJ entrega três ventiladores mecânicos recuperados à Secretaria Estadual de Saúde

Os equipamentos foram consertados, aferidos e estão prontos para serem utilizados

Publicado em:
A entrega foi realizada na última sexta-feira na instituição de ensino no bairro Maracanã / Crédito: Arquivo FURNAS


Professores do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), com apoio da Engenharia de Manutenção de FURNAS e do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), entregaram à Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira, 03/7, os três primeiros Ventiladores Mecânicos (VMs) recuperados para serem utilizados no combate ao novo coronavírus. O grupo, criado para fazer o reparo dos equipamentos na unidade de ensino no bairro Maracanã, recebeu o primeiro lote com 15 máquinas no último dia 19 de junho. 

“FURNAS é uma empresa técnica que tem muito a oferecer à sociedade e é isso que estamos procurando fazer neste projeto com o CEFET-RJ. Participação em ações voluntárias imprescindíveis e tecnicamente difíceis como essa não podem ser feitas por todos, o que torna imperativo o engajamento de especialistas”, disse o engenheiro da empresa, Alexandre Pinhel, que está na coordenação do projeto junto com o professor Maurício Motta.

A primeira leva de equipamentos para reparo é oriunda do Hospital Getúlio Vargas e está no núcleo criado dentro da instituição de ensino, no pavilhão do Curso Técnico de Mecânica. Por medida de segurança, é procedimento comum que todo e qualquer equipamento hospitalar ao ser encaminhado para reparo seja desinfetado e atestado por responsável técnico da unidade hospitalar.

A devolução desses equipamentos em pleno funcionamento, porém, passa por uma análise criteriosa do estado de conservação e obtenção de peças necessárias para a realização do reparo. Por isso, FURNAS também está colaborando no empréstimo de uma impressora 3D para eventual manufatura de peças plásticas nos moldes adequados. 

A iniciativa conta com apoio de vários servidores públicos, com perfis de formação em engenharia mecânica, engenharia eletrônica, engenharia clínica, enfermagem, entre outros. O projeto também tem apoio de voluntários externos, empresas e instituições como o IEEE,  Clube de Engenharia, Associação Comercial do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, Associação Brasileira de Engenharia Clínica, Instituto Nacional de Tecnologia, Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, entre outros.  
 

Por: Marcos Paulo