Usinas de FURNAS conquistam selo I-REC pela primeira vez

O certificado permite aos usuários escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável

Publicado em:


Os parques eólicos do Complexo Fortim (123 MW), no Ceará, e a Usina Hidrelétrica de Itumbiara (2.082 MW), em Goiás, conquistaram pela primeira vez o selo I-REC (Renewable Energy Certificate), do International REC Standard, emitido no Brasil, com exclusividade, pelo Instituto TOTUM. As usinas foram homologadas pela organização internacional que estabelece padrões globais de rastreamento de atributos ambientais de energia.

“Com essa certificação, FURNAS mais uma vez demonstra sua experiência, aliada aos mais modernos conceitos de sustentabilidade e à necessidade de atendimento à demanda do mercado por fontes mais limpas, reafirmando a importância técnica e histórica da empresa para o Brasil”, afirma Jose Alves de Mello Franco, Diretor de Comercialização e Regulação.  

O I-REC Service é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia, projetado para facilitar a contabilidade confiável de carbono, para emissões do Escopo 2, compatível com vários padrões internacionais de contabilidade de carbono. O certificado I-REC possibilita que todos os usuários de eletricidade façam uma escolha consciente totalmente baseada em evidências para a energia renovável, em qualquer país do mundo, explica a TOTUM. 

Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia e poderá ser comprado por companhias que possuem a estratégia focada no desenvolvimento sustentável e se preocupam com a emissão de gases de efeito estufa. Assim, os certificados de energia renovável possibilitam a comprovação da origem de sua energia e, consequentemente, o cumprimento de metas de sustentabilidade com as quais muitas organizações estão comprometidas. 

Além disso, os certificados podem ser vendidos junto com a energia gerada ou de forma independente, explica Fabiana Teixeira, Superintendente de Estudos de Mercados e Inovações.
 

Por: Fabio Lannes