FURNAS, Alvarez & Marsal e Finxi firmam parceria para impulsionar novas startups

Modelo de inovação inédito em empresas públicas poderá transformar projetos selecionados no Inova Furnas em novos produtos para o mercado

Publicado em:


FURNAS, Alvarez & Marsal e Finxi estão lançando um programa de venture builder para criar novas startups a partir de projetos de colaboradores com espírito empreendedor. As três vão unir suas experiências em gestão de empresas, setor de energia e de tecnologia para dar mentoria e treinamento aos líderes de quatro projetos selecionados no Inova FURNAS. As iniciativas selecionadas vão receber suporte para planejamento estratégico e tático para que, futuramente, possam desenvolver soluções para os desafios não só da companhia, mas do setor elétrico, e finalmente receber investimentos do mercado. O projeto tem um prazo de duração de 30 meses.

“O protocolo de intenção foi firmada há três meses com o objetivo de compatibilizar as formas de colaboração visando, entre outras coisas, aprofundar a compreensão dos novos dispositivos jurídicos que dão amparo à atuação”, explica Thiago Peixoto, líder do Inova Furnas. A parceria também poderá viabilizar soluções, bem como a estruturação de fundos para investimento em inovações que tenham sinergia com o negócio da empresa e abram novas oportunidades de mercado.

Corporate Venture Building se refere a uma estrutura dentro da empresa especializada em aproveitar o know-how específico de seus colaboradores e aproveitá-lo para testar produtos ou modelos de negócios inovadores dentro da empresa e, em caso de sucesso, estrutura-los para serem oferecidos no mercado, um tipo de atuação  que vai além das tradicionais modalidades de atração, investimentos ou aquisições de startups.

“A parceria de FURNAS com o consórcio formado por Alvarez & Marsal e Finxi vai gerar um dos projetos mais inovadores não só do setor público como privado. Estamos criando uma estrutura que possibilitará que as melhores startups internas do programa Inova FURNAS ganhem espaço no mercado. A ideia é adaptar as startups para o mercado para que, além de continuarem prestando serviços para FURNAS e Eletrobrás, também sejam levadas a clientes pelo networking da Alvarez & Marsal”, comentou Luis Camisasca, sócio-diretor e líder da área de Inovação da Alvarez & Marsal.  

De acordo com Peixoto, há uma perspectiva de que, entre 12 a 24 meses, se chegue à definição e validação de um processo de colaboração entre as partes. Para isso, ao final de cada ciclo de Inovação, os projetos/produtos/times serão apresentados para a Finxi+A&M, que analisará a probabilidade de que os protótipos desenvolvidos pelos times de FURNAS venham a se tornar produtos em escala comercial. Em seguida os projetos escolhidos passarão por um refinamento para se tornarem atrativos ao investimento externo que financiará as etapas seguintes de desenvolvimento. “A expectativa é que possamos chegar à criação de novos produtos de mercado, liderados por capital humano interno e custeado por investidores externos. Dessa forma, FURNAS soluciona lacunas internas e se prepara para o surgimento de novas tecnologias ou modelos de negócio, enquanto amplia sua presença no ecossistema de inovação em energia e abre espaço para novas fontes de receita”, ressalta.

A iniciativa conta com a participação de pelo menos 15 profissionais de FURNAS, entre eles, o diretor de Administração e presidente interino, Pedro Brito, e líderes de projetos oriundos dos programas internos de inovação. Pelo lado da Finxi o próprio CEO Eduardo Regis está no grupo de trabalho, e envolve especialistas em desenvolvimento de negócios, design e programadores. E do lado do Bizhub da Alvarez & Marsal, está um time de 500 potenciais mentores, cada um com sua especialidade no campo de Gestão, além da equipe do Next A&M, seu braço de investimento em Venture Capital.

Esta é mais uma iniciativa que projeta FURNAS rumo a um patamar de maior modernidade e solidez com a adoção de novos ativos de geração de valor a partir de seu capital humano. 
 

Por: GCA.P