Ibama promove Audiência Pública Virtual sobre Aproveitamento Hidrelétrico Tabajara, em Rondônia

Evento acontece no dia 11 de dezembro, às 17h (hora local) e 18h (hora de Brasília), em formato virtual

Publicado em:
Crédito: Ibama


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou, na quarta-feira (25/11), edital de convocação para a audiência pública do empreendimento Usina Hidrelétrica de Tabajara, a ser operada a fio d’água, com previsão de potência instalada total de 400 megawatts e energia firme de cerca de 235 megawatts médios.

Em atendimento ao disposto no Art. 11 da Resolução Conama nº 001, de 23 de janeiro de 1986, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) foram disponibilizados para consulta em diversos locais, que podem ser acessados no Edital nº 44/2020.

Os estudos ambientais para viabilidade do Aproveito Hidrelétrico Tabajara tiveram sua etapa atual iniciada em 2012, com o registro ativo na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a abertura do processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama. Os estudos foram desenvolvidos pela Eletronorte, Furnas, Projetos e Consultoria e Engenharia – PCE e JGP Consultoria e Participações.

A usina será implantada no rio Ji-Paraná, no município de Machadinho D’Oeste, em Rondônia. O projeto foi qualificado na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) para apoio ao licenciamento ambiental por meio do Decreto nº 10.116, de novembro de 2019. A energia gerada será transmitida para uma subestação situada nas proximidades da barragem e será transmitida por uma linha de transmissão até outra subestação interligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). As obras serão executadas ao longo de 49 meses e devem gerar 3.500 empregos no período de pico.


Informações

A audiência pública será realizada no dia 11 de dezembro, às 17h (hora local) e 18h (horário de Brasília), em formato virtual, conforme o disposto na Resolução Conama nº 494/2020, que estabelece, em caráter excepcional e temporário, nos casos de licenciamento ambiental, a possibilidade de realização de audiência pública de forma remota.

Todas as informações estão disponíveis no site audienciapublicatabajara.com.br, onde estarão disponíveis também a inscrição e canais de suporte e consulta ao EIA/RIMA. A transmissão da Audiência será feita simultaneamente no canal Youtube.  Você também pode apontar a câmera do seu celular para o QR-CODE abaixo e ser direcionado imediatamente para o site com todas as informações. 

Confira também outros canais de atendimento:


Agenda

Audiência Pública Virtual sobre Aproveitamento Hidrelétrico Tabajara

11 de dezembro, às 17h (hora local) e 18h (horário de Brasília)

audienciapublicatabajara.com.br
 

Por: Ibama