Presidente de FURNAS anuncia renovação das balsas e investimentos para municípios no Sul de Minas

Serão entregues 11 balsas para atender a população da região, além da reabertura do escritório da empresa em Belo Horizonte, entre outras ações

Publicado em:
Crédito: Arquivo FURNAS


O presidente de FURNAS, Clovis Torres, participou de reunião com representantes da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (Ameg), em Alfenas, na última sexta-feira (17), com a presença de prefeitos da região do Sul de Minas. Ao lado do presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, e do diretor jurídico da presidência do Senado, Alexandre Silveira, Torres anunciou a renovação das balsas que fazem a travessia no reservatório da UHE Furnas, a reabertura do escritório da empresa em Belo Horizonte, o Projeto Nascentes, além de programas para pescadores e o turismo nos municípios adjacentes. 

“Nosso objetivo aqui é trazer uma palavra de conforto e mais atenção à região, com medidas imediatas, como a total renovação das balsas, pois atende todas as prefeituras que possuem atividades no seu dia a dia na travessia da população”, ressaltou o presidente. Ele também falou de medidas a médio e longo prazos, como a revitalização das nascentes e projetos de P&D.

“No escritório de Belo Horizonte, nós pretendemos despachar pelo menos duas vezes por mês e até peço aos presidentes da ALAGO e AMEG que organizem uma reunião para detalhar mais os projetos que apresentamos”, acrescentou Torres. “Nós temos a intenção de trabalhar na educação rural, inclusive vamos iniciar um projeto de escolas agrícolas e contamos com a apoio das associações para catalogação”, complementou.

Para Rodrigo Limp, participar da reunião com o presidente de FURNAS é uma grande satisfação porque existe a oportunidade de reaproximação da companhia com a comunidade mineira. “Nós assumimos a presidência há cinco meses e isso nos ajuda a construir o nosso plano de trabalho”, frisou.

Sobre a crise hídrica, o presidente da Eletrobras disse que desde dezembro passado todo o parque termelétrico brasileiro está em operação, e que o sistema elétrico nacional também importa energia da Argentina e Uruguai. “Tudo para aumentar a disponibilidade de oferta e poder permitir um maior armazenamento dos nossos lagos”, disse Limp.

A reunião atendeu um pedido feito pelo diretor jurídico da presidência do Senado Federal, Alexandre Silveira, que agradeceu a disponibilidade da Eletrobras e FURNAS em comparecerem à reunião para discutir as propostas com as prefeituras da região.

Para o presidente da ALAGO, Djalma Francisco Carvalho, a expectativa é de que, com a nova presidência da Eletrobras e FURNAS, seja dada maior atenção às demandas dos municípios. “A gente espera viver um momento novo agora”, finalizou.
 

Por: Marcos Paulo