Furnas entregará balsa remodelada para atender maior fluxo de passageiros na travessia Delfinópolis-Cássia

Embarcação usada apenas em emergências passou por reforma, está em testes e será certificada pela Marinha

Publicado em:
A Balsinha, reformada por FURNAS, em testes nas águas do reservatório da hidrelétrica Mascarenhas de Moraes. / Crédito: Arquivo FURNAS


Na próxima semana, uma nova embarcação estará disponível para a travessia Delfinópolis-Cássia, no reservatório da Usina Hidrelétrica Mascarenhas de Moraes, em Minas Gerais. A balsa Delfinópolis 1, conhecida como “Balsinha”, foi reformada por Furnas e agora tem capacidade para 157 passageiros (antes ela atendia apenas 30 passageiros e três veículos).

“Essa é mais uma demonstração do compromisso de Furnas com o desenvolvimento socioeconômico da região, uma vez que mais de 120 trabalhadores cruzam diariamente o reservatório Mascarenhas de Moraes”, diz o presidente da empresa, Clovis Torres.

De propriedade da Prefeitura de Delfinópolis, a Balsinha estava sendo utilizada apenas para transportes emergenciais. Diante do aumento no fluxo de passageiros na travessia Delfinópolis-Cássia, Furnas decidiu, em apoio à Prefeitura e aos cidadãos, promover uma ampla reforma na embarcação: o layout foi adaptado por projetista especializado na área náutica para aumentar a capacidade de transporte de passageiros; foram feitas revisões mecânica e elétrica; e a documentação será regularizada.

Depois de uma bateria de testes, a Balsinha passará pela vistoria da Marinha para certificação. A entrega à Prefeitura está prevista para a próxima semana.

A reforma da Balsinha faz parte de uma série de iniciativas de Furnas para melhoria do transporte nos municípios que margeiam o reservatório da UHE Mascarenhas de Moraes. Na semana passada, em 26/11, a empresa entregou à Prefeitura o rebocador Nossa Senhora dos Navegantes X, para ser utilizado como reserva do equipamento que opera atualmente na travessia Delfinópolis-Cássia.
 

Por: Luciana Ramos