FURNAS convida todos os colaboradores a celebrar o Dia Internacional do Voluntário

Cerca de 100 voluntários fazem parte de projetos de voluntariado na empresa

Publicado em:


O dia 5 de dezembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Internacional do Voluntário em 1985. O Programa Furnas de Voluntariado vem dando passos importantes em direção às boas práticas sociais, com o propósito de fomentar as iniciativas solidárias. Atualmente, cerca de 100 colaboradores dedicam parte do seu tempo, trabalho e talento a favor de uma boa causa, sem qualquer remuneração.

De acordo com o gerente de Responsabilidade Social, Marca e Reputação de FURNAS, Marcos Machado, o voluntariado é incentivado pela empresa, possibilitando tanto a transformação social quanto a mudança do próprio ambiente de trabalho. “Quando o funcionário realiza ações voluntárias, a organização possui colaboradores mais engajados e motivados. Furnas parabeniza todas essas pessoas que se dedicam a esta causa tão importante”, ressalta Marcos Machado.

O Programa de FURNAS possui três frentes para que os funcionários possam começar no trabalho voluntário: “Mentoria”, “Horta Social” e “Projeto Iara”. Conheça mais um pouco sobre eles:


Mentoria

O(a) colaborador(a) Mentor(a) irá aconselhar profissionalmente o jovem aprendiz, conversar sobre os aprendizados e obstáculos superados em sua carreira. São 60 mentores de diversas áreas e localidades da empresa (GO, MG, PR, RJ, SP e DF) que participam deste projeto.

Os jovens aprendizes agradecem. “Hoje sou mentor, mas já fui um jovem aprendiz. Sei as angústias e dúvidas que sentem e isso me permite ajudá-los ainda mais”, conta José Aglailson, analista de Recursos Humanos e voluntário de FURNAS.


IARA

Para quem se preocupa com o meio ambiente e com um país sustentável, o IARA (Intervenção Ambiental para Recuperação das Águas) é uma ótima escolha para praticar o voluntariado. O projeto traz como meta realizar a limpeza e a recuperação de rios e córregos que atravessam as unidades de operação da empresa e arredores.

“O projeto IARA foi idealizado tendo como base primordial os colaboradores voluntários do Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Temos um sentimento de gratidão aos nossos superiores, que compreendem o que é ser voluntário”, enfatiza Geraldo Espínola, biólogo do Departamento de Licenciamento Ambiental e um dos idealizadores do projeto.


Horta Social

Iniciativa que entra na luta para ajudar a combater a fome de quem não tem o que comer. Diante de uma perspectiva de inclusão social, o programa vem ajudando a enriquecer a alimentação, distribuindo hortaliças, para instituições de Brasília que atendem idosos em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com Mariana Mandarino, responsável pelo Programa Furnas de Voluntariado, ser voluntário é conhecer a importância de compartilhar o que se tem de mais precioso: amor, respeito, felicidade, conhecimento, tempo e humildade.

“Hoje, não poderíamos deixar de homenagear a todos os colaboradores, que por livre e espontânea vontade, doam uma parte do seu tempo a quem precisa. Obrigada a todos pelo engajamento e esforço com a causa social”, destaca Mariana

Para participar do Programa Furnas de Voluntariado, clique aqui para se inscrever.
 

Por: DCA.P