III Simpósio de Conservação e Biodiversidade

Encontro apresentou ao público alguns dos projetos que FURNAS está desenvolvendo vinculados aos objetivos específicos dos diversos Planos de Ação

Publicado em:


FURNAS promoveu, na última quinta-feira (19), o III Simpósio de Conservação da Biodiversidade. O objetivo do encontro virtual foi mostrar a atuação da empresa na preservação de algumas espécies ameaçadas. Na ocasião, especialistas debateram como a companhia vem desenvolvendo ações em prol da conservação da biodiversidade, no âmbito do licenciamento ambiental de seus empreendimentos por todo o país.

O evento levou ao público interno e externo as experiências bem-sucedidas de FURNAS em ações para conservação destas espécies, bem como discutiu a importância dos Planos de Ação Nacional para Conservação da Biodiversidade (PAN), conduzidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Entre as atividades apresentadas estiveram a reintrodução experimental de três espécies de peixes ameaçadas no Rio Paraíba do Sul; o resgate de germoplasma e a conservação do Cerrado; o Programa de Conservação de Pequenos Felinos da UHE Batalha e o Programa de conservação do mutum de penacho e do aracuã paulista da UHE Marimbondo .

O encontro que contou com a participação de mais de 100 representantes de diferentes setores, como empresas de energia, órgãos ambientais, universidades, dentre outras, foi fórum para troca de experiências entre os profissionais, onde além da apresentação dos projetos desenvolvidos pela empresa foi discutida a importância da participação de FURNAS em ações vinculados aos objetivos específicos dos diversos PANs.

Responsável pela abertura do Simpósio, o diretor de Engenharia de FURNAS, Sidnei Bispo, destacou mais esta contribuição da Política Ambiental da empresa. “A companhia apoia projetos que contribuem para o alcance de importantes Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, os ODS. Tais inciativas promovem educação, equidade de gênero, democratização do acesso à energia, conservação da biodiversidade, entre tantos outros objetivos. Em 2019, destaco que FURNAS assinou o Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade e vem contribuindo com estabelecimento de metas para este compromisso, que também está alinhado com sua Política Ambiental”, afirmou o executivo.
 

Por: Gisele Alves