FURNAS apoia campanha de enfretamento à violência contra mulher

Agosto Lilás marca os 16 anos da Lei Maria da Penha

Publicado em:


Neste domingo (7/8),  é celebrado o 16º ano da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), legislação referência para o enfretamento de todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres. O texto dispõe de 46 artigos, distribuídos em sete títulos, que apresentam os mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar, as formas de assistência às vítimas em casos de agressão física, morte, violência sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial.  

A campanha Agosto Lilás, criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, tem o objetivo de realizar ações durante todo o mês que sensibilizem e conscientizem a sociedade sobre o tema. A iniciativa, apoiada por FURNAS pela primeira vez neste ano, ganhou força em 2021 com atividades que coincidiram com a celebração dos 15 anos da legislação. 

A adesão de FURNAS à campanha ?reafirma o seu compromisso no combate à cultura que corrobora esse crime e está em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 - Igualdade de Gênero, da ONU. O ODS 5 tem como objetivo a eliminação de todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas pública e privada, incluindo o tráfico e exploração sexual. 

Fundo de tela de computador corporativo com menção ao Agosto Lilás e um vídeo sobre o tema estão entre as ações de comunicação promovidas por FURNAS para conscientizar seus colaboradores e colaboradoras e estimular a denúncia dos casos de violência.

Cenário da violência contra mulher no Brasil 

O relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com dados relativos à violência letal e sexual de meninas e mulheres no Brasil em 2021, mostra que foram registrados 1.319 feminicídios no país. Em média, uma mulher foi vítima de feminicídio a cada sete horas. Os registros de estupros e estupros de vulnerável contra meninas e mulheres somaram 56.098 boletins de ocorrência .

Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, compila os dados sobre as denúncias de violação dos direitos humanos e violência contra as mulheres recebidas pelos canais de atendimento Disque 100, 180 e o aplicativo Direitos Humanos Brasil em sua plataforma. Entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2022 foram feitas 31.398 denúncias de violência doméstica e familiar contra mulheres e 169.676 violações a direitos. No mesmo período de 2021, ocorreram, respectivamente, 33.569 e 148.908 notificações

As denúncias podem ser feitas através do 180, anonimamente, ou em uma delegacia.  

Você não está só: denuncie!
 


 

Por: DCA.P