Programas sociais


FURNAS busca promover o bem-estar da sociedade, a cidadania, o respeito à diversidade, o cuidado com o indivíduo e com o meio ambiente e a difusão das manifestações culturais principalmente nas regiões onde possui ou constrói empreendimentos. Todos os investimentos e patrocínios são feitos com rigor, transparência e impessoalidade. A atuação sociocultural está alinhada à gestão estratégica da empresa, às diretrizes da Eletrobras, aos programas do Governo Federal e às políticas públicas.

FURNAS vem trabalhando em parceria com o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) no planejamento de ações para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, com foco no cumprimento da Agenda 2030. Os investimentos sociais se dividem em:


Programa Furnas Social

Seleção de projetos de organizações sociais por meio de edital, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas comunidades localizadas em áreas de atuação da empresa.

O Edital Furnas Social 2019 recebe inscrições até o dia 3 de outubro. Para mais informações, clique aqui.


Programa de Desenvolvimento Territorial

Criado em 2005 para impulsionar o desenvolvimento social e econômico de comunidades e bairros, o programa busca qualificar, integrar e dinamizar as relações entre grupos comunitários organizados com o poder público local e a sociedade civil em geral. A finalidade é a construção corresponsável de processos organizativos e participativos, para a emancipação de seus territórios.

O projeto Núcleo de Integração Comunitária nasceu de uma parceria estabelecida entre FURNAS e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), para promover o desenvolvimento territorial sustentável das comunidades de baixa renda, vizinhas às instalações e empreendimentos de FURNAS.

O projeto aposta na participação ativa da população local como componente essencial para sua organização e autonomia, na formulação de soluções para os problemas locais, na implementação de propostas para a solução dos mesmos. Também atua na distribuição de responsabilidades entre os diversos atores e no acompanhamento da população junto ao poder público e das soluções que interferem nas políticas públicas. O projeto visa fortalecer a organização das comunidades e elaborar um projeto comum de desenvolvimento local, com o objetivo de facilitar o diálogo público.


Centro Comunitário Vila Santa Teresa – Projeto Raízes Locais

O Centro Comunitário Vila Santa Tereza, construído em 1993, nasceu de uma proposta de compensação social para moradores da região, próxima à Subestação de São José, de Furnas, em Belford Roxo (RJ).

O projeto busca contribuir para a inclusão social e a redução da violência entre crianças e adolescentes utilizando o esporte, a arte e a cultura como principais ferramentas. O Centro promove, ainda, a inclusão social e financeira de jovens e adultos, incentivando posturas de empreendedorismo individual e coletivo que contribuam para a melhoria de qualidade de vida.