Voluntários


A energia que FURNAS gera move a economia do país, promove a integração de diferentes localidades e modifica realidades. Entretanto, mais do que transmitir eletricidade, ao longo dos últimos anos, a empresa tem tido como propósito transmitir energia comprometida com a realidade social, ajudando a promover e a iluminar vidas. 


O que é o Programa FURNAS de Voluntariado? 


O programa é uma iniciativa da Responsabilidade Sociocultural da empresa, para incentivar, mobilizar, organizar e reconhecer o envolvimento de seus colaboradores em atividades voluntárias, nas comunidades em que a Empresa atua. 

O programa estimula o voluntariado entre seus colaboradores, desde 2002, com a valorização do serviço voluntário em ações e/ou causas sociais. 


Para que serve o Programa FURNAS de Voluntariado?  
 

  • Fortalecer o exercício da cidadania e estimular a participação social; 
  • Conscientizar sobre a importância da responsabilidade social; 
  • Incentivar e mobilizar a participação espontânea e solidária cidadã dos seus colaboradores em ações de voluntariado; 
  • Valorizar e reconhecer as ações de voluntariado realizadas pelos seus colaboradores; 
  • Reforçar o comprometimento de FURNAS e promover um bom relacionamento com a comunidade, por meio de ações de voluntariado nas áreas em que a empresa atua; 
  • Promover a interação entre diferentes departamentos e profissionais da empresa, estimulando o espírito de liderança, incentivando o trabalho em equipe e criando a consciência da solidariedade orientada para resultados. 


Hortas Sociais 


As hortas sociais têm o papel de produzir alimentos através do trabalho voluntário, cultivadas nos empreendimentos de FURNAS com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares e nutricionais de instituições de comunidades carentes, além de reforçar a alimentação de crianças, lactantes, adultos e idosos desnutridos. 

As frutas, legumes e hortaliças produzidas são distribuídos a instituições públicas e organizações da sociedade civil, localizadas nas proximidades da Empresa. Os voluntários de FURNAS colaboram tanto na manutenção das plantações, quanto na colheita e distribuição dos alimentos cultivados. 


Aldeia da Cidadania 


O projeto Aldeia da Cidadania foi idealizado pela Gerência de Responsabilidade Sociocultural e é destinado às comunidades próximas aos empreendimentos da empresa nas suas áreas de abrangência. Tem como objetivo usar a informação e a mobilização social como estratégia de inclusão e resgate da cidadania. Voluntários e funcionários da GRS se unem em um mutirão de solidariedade para contribuir com o desenvolvimento pessoal e transformar a realidade de milhares de pessoas. 

Um mutirão de serviços essenciais, integrados e gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte, emissão de documentos, orientação jurídica, assistência social, atendimento médico e odontológico, vacinação infantil, corte de cabelo e cultura, promovido por voluntários de diversas áreas. Os serviços oferecidos pela Aldeia da Cidadania  variam a cada projeto, dependendo do local e das parcerias estabelecidas.