Construção

Marco da engenharia brasileira

As obras da Usina Hidrelétrica de Itumbiara tiveram início em novembro de 1974. No início da década de 80, suas unidades geradoras foram considerados os maiores do mundo em implantação.

O empreendimento foi um marco da engenharia nacional. Projetada e instalada rigorosamente dentro dos prazos estabelecidos originalmente, a usina alcançou índices inéditos de nacionalização neste tipo de obra, com a participação de 97% de firmas brasileiras e de 90% no fornecimento dos principais equipamentos.

A Usina de Itumbiara também superou o recorde mundial de compactação de argila num só dia, com a marca de 104 mil m³, em 21 de maio de 1979.

 

Fotos

     
Barrragem de terra   Construção da barragem de secagem   Vista áerea   
     
Construção da casa de máquinas   Detalhe da construção do vertedouro   Detalhes da obra  
     
Obra civil Unidade Geradora 2   Unidade Geradora 1   Construção do vertedouro  
         
Vista aérea          

 

Inauguração

A inauguração oficial da Usina Hidrelétrica de Itumbiara aconteceu em 13/12/1984 com a presença de autoridades como o presidente da Eletrobras, José Costa Cavalcanti, o ministro das Minas e Energia, Cesar Cals de Oliveira Filho, e o presidente de FURNAS, Licínio Marcelo Seabra.

 

Fotos

   
 
Placa de inaguração da usina   Entrevista coletiva   Ministro de Minas e Energia  Cesar Cals de Oliveira Filho  
     
Funcionários e Imprensa visitando o Rotor da Turbina   Vista dos Dutos Forçados e Transformadores das Unidades Geradoras   Autoridades, Imprensa e Funcionários presentes na inauguração