Ouvidoria |  Fale conosco |  Mapa do site |  English |  Español  
    » Destaques

FURNAS lança ônibus híbrido etanol-eletricidade em Brasília
por Natália Fernandes


​Foto: Marina Baldoni Amaral
Seminario de Eletromobilidade - Credito de Marina Baldoni Amaral.jpg
Gerente de P&D+i  de FURNAS, Nelson de Araujo dos Santos; superintendente de Novos Negócios, Cristiane Wandelli; diretor de Gestão de Novos Negócios e de Participações, Claudio Semprine; ministro das Cidades, Alexandre Baldy; e secretário Nacional de Mobilidade , Inácio Bento de Morais Júnior

FURNAS participou ontem (9/5), em Brasília, do seminário internacional Eletromobilidade Aplicada ao Transporte Público por Ônibus: Desafios, Benefícios e Oportunidades. Na ocasião, a empresa apresentou o ônibus movido a eletricidade e etanol, parte do projeto de mobilidade urbana da empresa que também conta com outros dois veículos desenvolvidos em parceria com a COPPE UFRJ: um movido a eletricidade e hidrogênio e outro 100% a eletricidade.

"O maior desafio de FURNAS é o desenvolvimento tecnológico. Nascemos para fomentar a tecnologia no país", afirmou Claudio Semprine, Diretor de Novos Negócios e de Participações de FURNAS".

O Seminário Internacional é uma iniciativa dos ministérios das Cidades (MCidades) e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit. O objetivo é ampliar e fortalecer conhecimentos, além de aprimorar a capacidade técnica para compartilhar soluções em eletromobilidade nas cidades.

Potencial de mercado - Para FURNAS, o ônibus híbrido movido a etanol destaca-se entre os estudos. Isto porque este veículo tem condições de passar da etapa inicial (cabeça de série) para torna-se um lote pioneiro (pronto para circulação), com produção em escala.  O custo inicial do projeto foi de R$ 1,5 milhão.

"Hoje acreditamos que o veículo híbrido a etanol teria capacidade de quebrar o paradigma e entrar no mercado. Um fator facilitador é que a cadeia produtiva do etanol já existe e está consolidada", explicou Nelson de Araújo dos Santos, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de FURNAS.

As características do ônibus impressionam: 13 metros, com piso totalmente baixo, ar-condicionado e três portas para corredor expresso, suspensão a ar e autonomia de 400 km para um ciclo urbano. A capacidade de abastecimento de 300 litros de etanol, com conexão bidirecional à rede elétrica, também reforça o conceito do protótipo, que permitirá boas performances com autonomia.

Além do ônibus movido a etanol, os representantes de FURNAS apresentaram detalhes dos projetos da companhia regulados pela ANEEL e relacionados ao tema mobilidade, ambos com tração elétrica: o PD-0394-1250/2012, sobre o desenvolvimento e testes de ônibus urbanos, e o PD-0394-1249/2012, sobre Desenvolvimento e Testes de Embarcações. As entidades parceiras são FURNAS, Finep, COPPE UFRJ, Tracel e LabH2 (Laboratório de Hidrogênio da UFRJ). 

FURNAS e mobilidade - FURNAS coleciona bons resultados no que diz respeito a estudos com ônibus. A companhia já apresentou outros dois veículos, também desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): o ônibus movido a eletricidade e hidrogênio, que circula no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o ônibus 100% elétrico, já pronto, com previsão de início de testes com passageiros também na universidade. 

Até o momento, vêm sendo realizadas as adequações e divulgação dos resultados. Os próximos passos dependem de parceiro privado, que dará continuidade ao processo de inovação.

 





Publicado em: 10/05/2018


Explore o site Mostrar Ocultar  
A Empresa
» Quem somos
» Sistema Furnas
» Diretoria executiva
» Conselhos de administração e fiscal
» Estatuto social
» Estrutura organizacional
» Código de Ética e de Conduta
» Identidade visual
» Vídeo institucional
» Novos projetos
» Escritórios e contatos

Sustentabilidade
» Sustentabilidade para Furnas
» Política de Sustentabilidade
» Adesões e compromissos
» Furnas e a ISO 26000
» Premiações
» Relatório de Sustentabilidade
» Setor Elétrico - Principais Áreas de Negócios
» Links
» Notícias
» Contato

Meio ambiente
» Políticas
» Água
» Biodiversidade
» Mudanças Climáticas
» Meio Físico
» Relacionamento com a Comunidade
» Patrimônio Sociocultural
» Planos de Gestão Ambiental

Sociedade
» Responsabilidade social
» Atuação Social
» Desenvolvimento Territorial
» Voluntários
» Programa social
» Pacto global
» Cultura
» Patrocínio de eventos
» Patrocínio Esportivo
» Comitê Pró-Equidade de Gênero
» Programas Especiais
» Espaço Furnas Cidadania
» Uso de Bordas de Reservatório
Publicações
» Relatório da administração
» Orientações sobre Linhas de Transmissão
» Relatório de sustentabilidade
» Contas públicas
» Governança TI
» Processos de contas anuais
» Demonstrações contábeis
» Informativo gerencial de mercado e economia
» Publicações Tecnológicas
» Execução contratual de publicidade
» Sistema Eletrobras
» Revista Furnas
» Revista Conexão FURNAS
» Revista Ouro da Casa


Recursos humanos
» Trabalhe conosco
» Convênio de saúde

Comercialização de serviços
» Área de atuação
» Atividades principais
» Inovação e suporte tecnológico
» Cursos

» P&D+I
» Fornecedores
» Acesso restrito
» Sites relacionados
» Ouvidoria
» Fale conosco
» Mapa do site
» English
» Español
Furnas - Empresa Eletrobras
Escritório Central: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22281-900 - Tel.: 21 2528-3112
Todos os direitos reservados a Furnas © 2013