Eletrobras é premiada na 21ª edição do Troféu Seriema

Prêmio reconhece a relevância ambiental da engenharia aplicada pela empresa

Publicado em:


A Eletrobras foi premiada na 21ª Edição do Troféu Seriema, um prêmio nacional que reconhece as melhores práticas de engenharia voltadas para a sustentabilidade ambiental e preservação dos recursos naturais. A cerimônia de premiação ocorreu na quinta-feira (23), em Goiânia, e foi promovida pelo sistema CONFEA/CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Agronomia e Engenharia).

O projeto vencedor na categoria Inovação foi o de Monitoramento do Assoreamento em Reservatórios Utilizando Inteligência Artificial, de autoria dos colaboradores da Eletrobras Marta Pereira da Luz, Luciano Ferreira Ribeiro, Alexandre de Castro e Renato Cabral. A professora Maria José Dantas, da PUC Goiás, também participou do estudo. O projeto integra o escopo do projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D+I) Aneel intitulado Sedimentos. 

“É motivo de orgulho para a Eletrobras que seus profissionais aliem toda a experiência de sua atuação na maior empresa de energia elétrica da América Latina a processos inovadores, gerando valor não apenas para a companhia, mas para o setor elétrico, para o meio ambiente e para a sociedade”, afirma a gerente do Escritório de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia, Fabiana Teixeira.

Realizada em parceria com a PUC Goiás, a iniciativa gerou a ferramenta de monitoramento SISED, com registro de software junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Ela poderá ser aplicada para atendimento ao Decreto 10.838 (2021), voltado a ações de revitalização dos recursos hídricos das bacias hidrográficas.

“O projeto de Monitoramento é um avanço aplicável a todos os reservatórios de geração de energia e de usos múltiplos. Fruto do amadurecimento de uma equipe especializada em processos erosivos em bacias hidrográficas”, afirma a engenheira?Marta Pereira da Luz, colaboradora da área Parceiros de Negócio Engenharia na Eletrobras Furnas e coordenadora do projeto.
 

Renato Cabral, Maria José Dantas, Marta Luz, Luciano Ribeiro e Alexandre de Castro.
Por: DCA.P