Eletrobras Furnas inicia implantação do Plano de Ação de Emergência da Usina de Marimbondo

Medida é um atendimento legal e proporciona ainda mais segurança à população na região do empreendimento

Publicado em:
Crédito: Roberto Rosa


A Eletrobras Furnas começou a implantar o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Marimbondo, em parceria com as Defesas Civis municipais e estadual. O PAE consiste em estabelecer as ações a serem executadas em uma eventual situação de emergência. A usina está localizada no rio Grande, entre as cidades de Icém (SP) e Fronteira (MG).

“O PAE é um plano exigido por lei, que proporciona ainda mais segurança para a população. As estruturas da barragem da Usina de Marimbondo são seguras e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas. Atualmente, o empreendimento opera normalmente, sem qualquer anomalia que implique em risco para a usina ou para as comunidades do entorno”, afirma o coordenador do PAE pela Eletrobras Furnas, Cristiano Neves Simão.

O PAE está sendo implantado em etapas. São elas: o cadastramento dos moradores da zona de autossalvamento (ZAS), a área próxima da barragem; a implantação de placas informativas; a instalação de torres de alarme sonoro e a realização de simulados de emergência com a participação das Defesas Civis, Prefeituras e população.

O cadastramento permite conhecer e quantificar os vizinhos do empreendimento, planejar a evacuação, estabelecer pontos de encontro, além de identificar eventuais moradores com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais. No caso da barragem da Usina de Manso, a ZAS abrange áreas dos municípios de Fronteira, em Minas Gerais, Icém e Orindiúva em São Paulo.

Outra etapa é a instalação de placas de sinalização, demarcando as rotas de evacuação e os pontos de encontro, indicando a direção que a população deverá seguir no caso de uma evacuação. Os locais e formatos das placas de sinalização foram definidos em conjunto com as Defesas Civis municipais.

Também serão implantadas torres de alarme sonoro para compor o sistema de comunicação e alerta do PAE, que será utilizado para o empreendedor se comunicar, de forma rápida, direta e global, com toda a população situada na ZAS da usina.

A Eletrobras Furnas está disponibilizando também para a população um sistema de comunicação e alerta por aplicativo. Ele apresenta as rotas de fuga e os pontos de encontro, estabelece um canal de comunicação entre o empreendedor e a população, possibilita o auto cadastramento e operacionaliza o PAE, entre outras funcionalidades.

Depois de toda operação implementada e funcionando, será realizado um simulado com a população para que todos saibam os procedimentos a serem seguidos em uma situação de emergência. Além da UHE Marimbondo, a Eletrobras Furnas implanta o PAE em outras 11 usinas hidrelétricas e uma subestação.


Usina Hidrelétrica de Marimbondo

A Usina de Marimbondo, localizada no Rio Grande, entre as cidades de Icém (SP) e Fronteira (MG), é a segunda maior potência instalada dentre as usinas de Eletrobras Furnas. Tem oito unidades geradoras fornecendo 180 megawatts cada, somando 1.440 MW de capacidade total instalada, o suficiente para abastecer uma cidade com mais de 4 milhões de habitantes.

As obras foram iniciadas em 1971. A primeira unidade entrou em operação comercial em outubro de 1975. Em janeiro de 1977, todas as oito unidades da usina estavam conectadas ao sistema.

Parte da energia gerada pela usina segue em duas linhas de transmissão de 500 kV até a Subestação de Araraquara (SP). Essas linhas foram as primeiras a serem construídas no Brasil e a operar dentro da América Latina, o que caracterizou, definitivamente, o total domínio de firmas brasileiras nos campos de projeto, fabricação e construção de empreendimentos ligados ao setor de energia elétrica.

» Saiba mais sobre a Usina de Marimbondo

 

Por: DCOM.F