Eletrobras Furnas finaliza o Plano de Ação de Emergência da Usina de Serra da Mesa

Empresa vai implementar o PAE em mais 13 empreendimentos até o fim de junho de 2024

Publicado em:
Colaboradores da Usina Serra da Mesa se reuniram no Ponto de Encontro ao final do simulado de evacuação, que durou 8 minutos.


A Eletrobras Furnas realizou, ontem (12), o exercício simulado que corresponde à última etapa de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa (GO).

O exercício foi realizado na Zona de Auto Salvamento (ZAS) da usina e contou com a presença das Defesas Civis de Minaçu e Colinas do Sul, Corpo de Bombeiro (REDEC-GO), Polícia Militar e com os colaboradores hidrelétrica. 

Durante a parte da manhã, o diretor de Operação e Manutenção da companhia, Francisco José Arteiro, a gerente de Segurança de Barragens, Michelle Taveira, e o engenheiro de Segurança de Barragens e coordenador do PAE, Cristiano Simão, junto com o corpo gerencial da usina, conduziram reuniões técnicas e de alinhamento e validação junto aos órgãos de defesa. Os participantes também visitaram as instalações de Serra da Mesa, percorrendo a crista da barragem, vertedouros e casa de força.

“A cultura de segurança e saúde na Eletrobras é levada muito a sério, em todos os níveis. Valorizamos a vida dos colaboradores, da população vizinha aos nossos empreendimentos e a integridade dos nossos ativos”, afirmou Arteiro

Às 15h07min, foi iniciado o simulado, com o acionamento dos sistemas de comunicação e alerta. A atividade foi finalizada às 15h15, com a chegada do último colaborador no ponto de encontro. 

“O simulado foi um sucesso. Conseguimos realizar a evacuação total das instalações em cerca de 8 minutos. Foi um importante primeiro teste, que vai balizar os próximos 13 simulados que ainda temos pela frente”, disse o coordenador, Cristiano Simão.

Nesta quarta-feira (13), foi organizada uma reunião no Centro de Cultura de Minaçu com 230 estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ministro Santiago Dantas, que puderam assistir a apresentações sobre a usina, o PAE e o Alert, aplicativo de suporte e comunicação de emergência. Eles esclareceram suas dúvidas com os colaboradores de Furnas. Ao final do evento, foi fechada uma agenda de visitação das turmas às instalações da usina.

A execução do PAE atende a Política Nacional de Segurança de Barragens, Lei 12.334/2010, e é fiscalizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sendo também uma importante ação de disseminação da cultura de segurança de barragens. O PAE integra também as diretrizes e políticas de segurança e saúde da Eletrobras.

Até o fim do primeiro semestre de 2024, a Eletrobras Furnas implementará mais 13 PAEs em empreendimentos localizados nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Mato Grosso.
 

Por: DCOM.F