Ouvidoria |  Fale conosco |  Mapa do site |  English |  Español  
    » Notícias

Furnas lidera pesquisa sobre uso de concreto mais resistente em hidrelétricas
por Leonardo Cunha


A utilização de um tipo especial de concreto, reforçado com fibras de aço, está sendo testada com sucesso na Usina de Santo Antônio (RO), empreendimento em que Furnas detém 39% de participação. Mais resistente que o convencional, o concreto fibroso provou ser uma solução eficiente e de menor custo para preencher grande parte do vertedouro responsável pela transposição dos troncos levados pelo Rio Madeira até a barragem da usina.
 
Esta experiência pioneira de aplicação em larga escala do material num empreendimento hidrelétrico foi um dos temas do 1º Workshop Concreto Fibroso, promovido por Furnas em São Paulo e Aparecida de Goiânia (GO).
 
Foto: Fabiana Peçanha
MG_7717.jpg
 Mamede, Vecchio, Gauvreau e Guerra durante o workshop sobre concreto fibroso


Consultor técnico da Santo Antônio Energia, empresa encarregada da construção e operação da usina, Elcio Guerra afirma que concreto fibroso reduziu em 50% o custo da obra civil do vertedouro extravasor de troncos. O projeto inicial previa o revestimento da estrutura – de 76 m de comprimento por 30 m de largura – com aço blindado para suportar impactos de até 124 toneladas. Em média, 7,5 mil árvores arrastadas pela correnteza do rio chegam todos os dias à Usina de Santo Antônio.
 
De acordo com Guerra, o concreto fibroso pode aumentar a performance e durabilidade das estruturas, além de dar mais agilidade à construção. Ele destaca ainda a excelente qualidade obtida no acabamento dos pilares.
 
Furnas estuda o concreto reforçado com fibras desde 2002. Atualmente, a empresa investe cerca de R$ 8 milhões em dois projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) voltados ao tema, em parceria com as universidades de São Paulo (USP) e Federal do Ceará (UFC).
 
O engenheiro Flávio Mamede, da Gerência de Pesquisa, Serviços e Inovação Tecnológica (GST.E), explica que um dos objetivos da empresa é produzir a primeira Recomendação Técnica de Projeto em Concreto Reforçado com Fibras, o que possibilitará a utilização de concreto fibroso em obras de hidrelétricas. Segundo ele, o material pode ser empregado em fundações de barragens, caixas espirais e vertedouros por sua grande capacidade de absorver impactos e esforços dinâmicos, bem como resistir a fissuras de origem térmica.
 
Na Usina de Santo Antônio, técnicos de Furnas efetuaram os testes para bombeamento do concreto fibroso e monitoram o comportamento do material na estrutura. De acordo com Mamede, um dos desafios dos pesquisadores é prever e controlar a formação de fissuras a partir de modelagem computacional dos concretos massa e fibroso.
 
O 1º Workshop Concreto Fibroso é um dos eventos programados pelo projeto de P&D para equalizar o conhecimento de pesquisadores e engenheiros brasileiros sobre a tecnologia. O evento contou com a participação de dois especialistas internacionais, os professores Frank Vecchio e Paul Gauvreau, da Universidade de Toronto, no Canadá.
 
Em Aparecida de Goiânia, onde o seminário recebeu representantes da comunidade acadêmica e profissionais que atuam em empresas de engenharia e projeto, Gauvreau apresentou os estudos que seu grupo vem realizando para o desenvolvimento de um concreto reforçado com fibras de alta performance. Já Vecchio discorreu sobre as vantagens e desafios encontrados pelos engenheiros na utilização de softwares de análise de concreto.
 
Para o professor da USP Túlio Nogueira Bittencourt, coordenador acadêmico do projeto de P&D de Furnas, o encontro possibilitou uma visão geral de todas as atividades realizadas até o momento pela equipe de pesquisadores.





Publicado em: 14/11/2014


Explore o site Mostrar Ocultar  
A Empresa
» Quem somos
» Sistema Furnas
» Diretoria executiva
» Conselhos de administração e fiscal
» Estatuto social
» Estrutura organizacional
» Código de Ética e de Conduta
» Identidade visual
» Vídeo institucional
» Novos projetos
» Escritórios e contatos

Sustentabilidade
» Sustentabilidade para Furnas
» Política de Sustentabilidade
» Adesões e compromissos
» Furnas e a ISO 26000
» Premiações
» Relatório de Sustentabilidade
» Setor Elétrico - Principais Áreas de Negócios
» Links
» Notícias
» Contato

Meio ambiente
» Políticas
» Água
» Biodiversidade
» Mudanças Climáticas
» Meio Físico
» Relacionamento com a Comunidade
» Patrimônio Sociocultural
» Planos de Gestão Ambiental

Sociedade
» Responsabilidade social
» Atuação Social
» Desenvolvimento Territorial
» Voluntários
» Programa social
» Pacto global
» Cultura
» Patrocínio de eventos
» Patrocínio Esportivo
» Comitê Pró-Equidade de Gênero
» Programas Especiais
» Espaço Furnas Cidadania
» Uso de Bordas de Reservatório
Publicações
» Relatório da administração
» Orientações sobre Linhas de Transmissão
» Relatório de sustentabilidade
» Contas públicas
» Governança TI
» Processos de contas anuais
» Demonstrações contábeis
» Informativo gerencial de mercado e economia
» Publicações Tecnológicas
» Execução contratual de publicidade
» Sistema Eletrobras
» Revista Furnas
» Revista Conexão FURNAS
» Revista Ouro da Casa


Recursos humanos
» Trabalhe conosco
» Convênio de saúde

Comercialização de serviços
» Área de atuação
» Atividades principais
» Inovação e suporte tecnológico
» Cursos

» P&D+I
» Fornecedores
» Acesso restrito
» Sites relacionados
» Ouvidoria
» Fale conosco
» Mapa do site
» English
» Español
Furnas - Empresa Eletrobras
Escritório Central: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22281-900 - Tel.: 21 2528-3112
Todos os direitos reservados a Furnas © 2013