Ouvidoria |  Fale conosco |  Mapa do site |  English |  Español  
    » Notícias

I Encontro de Redução das Desigualdades aborda preconceito contra mulheres, negros, LGBTs e deficientes
por Thiago Julianelli


FURNAS abriu suas portas a participantes de diversos comitês de gênero do setor elétrico, nesta terça-feira (27/6), para o I Encontro de Redução das Desigualdades – Combate à Discriminação e Valorização da Diversidade nas Empresas, realizado no Escritório  Central.  As apresentações abordaram temas como participação das mulheres na sociedade, valorização da cultura negra, público LGBT e inclusão de deficientes.

O evento, organizado pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero (CPG), foi aberto com palavras de boas-vindas do gerente de Responsabilidade SocioCultural de FURNAS, Marcos Machado, e da representante do CPG, Livia Krykhtine.  A primeira apresentação foi de Cristhiane Malungo, superintendente de Políticas Intersetoriais para Mulheres do Estado do Rio de Janeiro, que abordou a participação feminina no mercado de trabalho e elencou os desafios enfrentados. "Os salários são mais baixos e o percentual em cargos de chefias é menor. Em áreas de ligadas a cuidados e Ciências Humanas, nós encontrar um número maior de mulheres, mas naquelas ligadas à Engenharia e Tecnologia as mulheres têm participação muito menor. Não adianta só colocar a mulher em alguns espaços, é necessário pensar nesse espaço para essas mulheres", disse.

  Fotos: João Pedro Rocha
combatedesigualdade.jpg
  Integrantes de comitês de gênero do setor elétrico participaram do I Encontro de Redução das Desigualdades – Combate à Discriminação e Valorização da Diversidade nas Empresas


Na sequência, foi a vez do doutor em Antropologia Rolf Malungo trazer a questão da valorização da cultura negra. Durante a palestra, como forma de exemplificar o preconceito construído por meio das informações recebidas pela mídia, ele mostrou fotos aparentemente de cidades desenvolvidas, sem identificação, e, ao mostrar que eram africanas, surpreendeu os presentes. Depois, mesclou o preconceito com situações diárias na sociedade e desabafou: “Ser homem e negro é fazer parte de uma população de risco. É um inferno o padrão hegemônico que vivemos, que nos obriga continuamente a pensar em que roupas vamos vestir e até a controlar os nossos gestos”.

A condução da palestra sobre o tema LGBT foi da mestre em Serviço Social Gabrielle Gomes, que ressaltou as dificuldades desse público dentro dos ambientes de trabalho e endossou as palavras de Cristhiane. “Não adianta abrir postos de trabalho se não existem condições para que o LGBT possa se manter nesse espaço. Assim como as mulheres, esse público sofre com as brincadeiras e o preconceito nas relações. Muitas pessoas se recusam a entrar no mesmo banheiro em que um LGBT está”, afirmou.

rosemary.jpg
A assistente social Rosemary Silva falou sobre os desafios no mercado de trabalho para os deficientes 

A colaboradora de FURNAS e assistente social Rosemary Silva, narrou a dificuldade da inclusão de deficientes na sociedade e no mercado de trabalho, dando exemplos a partir de sua história: “Minha infância foi de perseguição por outras crianças. Na adolescência, quando eu me sentia discriminada, minha mãe me dizia que eu era igual a todos. Os deficientes sentem muito quando solicitam um emprego e o outro lado desconfia de sua capacidade e do que poderá fazer”.

Após as apresentações, o público pode fazer perguntas aos palestrantes. O evento contou com tradução de libras e faz parte do trabalho de engajamento da empresa proposto nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O ODS 10 prega a redução das desigualdades. 





Publicado em: 27/06/2017


Explore o site Mostrar Ocultar  
A Empresa
» Quem somos
» Sistema Furnas
» Diretoria executiva
» Conselhos de administração e fiscal
» Estatuto social
» Estrutura organizacional
» Código de Ética e de Conduta
» Identidade visual
» Vídeo institucional
» Novos projetos
» Escritórios e contatos

Sustentabilidade
» Sustentabilidade para Furnas
» Política de Sustentabilidade
» Adesões e compromissos
» Furnas e a ISO 26000
» Premiações
» Relatório de Sustentabilidade
» Setor Elétrico - Principais Áreas de Negócios
» Links
» Notícias
» Contato

Meio ambiente
» Políticas
» Unidades de conservação
» Ações ambientais
» Guias de fauna

Sociedade
» Responsabilidade social
» Atuação Social
» Desenvolvimento Territorial
» Voluntários
» Programa social
» Pacto global
» Cultura
» Patrocínio de eventos
» Patrocínio Esportivo
» Comitê Pró-Equidade de Gênero
» Programas Especiais
» Espaço Furnas Cidadania
Publicações
» Relatório da administração
» Orientações sobre Linhas de Transmissão
» Relatório de sustentabilidade
» Contas públicas
» Governança TI
» Processos de contas anuais
» Demonstrações contábeis
» Informativo gerencial de mercado e economia
» Execução contratual de publicidade
» Sistema Eletrobras
» Revista Conexão FURNAS
» Revista Ouro da Casa


Recursos humanos
» Trabalhe conosco
» Convênio de saúde

Comercialização de serviços
» Área de atuação
» Atividades principais
» Inovação e suporte tecnológico
» Cursos

» P&D+I
» Fornecedores
» Acesso restrito
» Sites relacionados
» Ouvidoria
» Fale conosco
» Mapa do site
» English
» Español
» Transparência

Furnas - Empresa Eletrobras
Escritório Central: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22281-900 - Tel.: 21 2528-3112
Todos os direitos reservados a Furnas © 2013