Ouvidoria |  Fale conosco |  Mapa do site |  English |  Español  

Skip Navigation Links.

    Meio ambiente » Ações ambientais » Programas de educação ambiental

Introdução

O desenvolvimento de Programas de Educação Ambiental para populações envolvidas nos empreendimentos, objeto de licenciamento ambiental enquanto condicionante, vem seguindo o Termo de Referência para Elaboração e Implementação de Programas de Educação Ambienta do IBAMA.

Entendemos que os Programas de Educação Ambiental no Licenciamento devem ter características diferenciadas dos programas e projetos educacionais voltados à clientela escolar ou ao público em geral, pois estes devem ser propostos na medida em que respondam a uma necessidade efetiva das populações envolvidas pelos empreendimentos, daí a necessidade de se valorizar à questão da participação, tanto na identificação do problema, ou conflito ambiental da região a ser trabalhada, quanto na proposição de ações concretas.

Furnas vem construindo uma proposta de Educação Ambiental nas localidades onde está presente, buscando contribuir para propiciar condições para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos sociais favoráveis ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, que possibilite o fortalecimento do processo de construção da cidadania e assim criar condições para a participação individual e coletiva, sobre o acesso aos recursos naturais.

Objetivos

  • Promover um processo de conscientização dos diversos atores sociais das comunidades próximas ao empreendimento, a fim de incentivar a adoção de práticas compatíveis com a proteção do meio ambiente.


  • Mobilizar e orientar os trabalhadores e inspetores envolvidos na construção e operação dos empreendimentos, sobre as medidas de proteção ambiental, como também sobre condutas adequadas de relacionamento com a comunidade.


  • Apresentar as medidas a serem adotadas para minimizar as interferências do empreendimento com o meio ambiente.


  • Esclarecer a comunidade de modo a garantir um convívio saudável e socialmente adequado entre a população residente nas imediações do empreendimento e a mão-de-obra, direta ou indiretamente, envolvida na construção.


  • Integrar a comunidade no planejamento de ações de Educação Ambiental, desenvolvido pela Empresa e consolidar formas adequadas de convivência das comunidades locais com o empreendimento durante as etapas de construção e operação.


  • Capacitar educadores da rede pública de ensino ou lideranças comunitárias como agentes multiplicadores de educação ambiental para difusão de informações, sensibilização e mobilização social, planejamento e execução de ações sócio-ambientais em suas localidades.


  • Produzir e editar material educativo, destinados a população da região com a finalidade de instrumentalizar educadores e formadores de opinião para apoiar o processo de sensibilização da população acerca da importância de se conservar e/ou recuperar o meio ambiente.




  • Ações

    Usinas: Serra da Mesa e Funil.

    Linhas de Transmissão: LT 138 k São José - Magé, LT 230 kV Manso - Nobres, LT 750 kV Itaberá - Tijuco Preto, LT 500 kV Bateias - Ibiúna e LT 500 kV Serra da Mesa - Samambaia, LT 500 kV Interligação Norte Sul, LT 345 kV Itumbiara Brasília - Sul.

    Metodologia

    A concepção que fundamenta as ações de Educação Ambiental baseia-se no Termo de Referência para Elaboração e Implementação de Programas de Educação Ambiental do IBAMA. Além deste, compõem a base de sustentação metodológica os seguintes pressupostos e premissas:

    Cada programa tem características diferenciadas e pauta suas ações pela realidade ambiental da região, considerando as características naturais, populacionais, econômicas e sociais.

    Identificar os diferentes atores sociais envolvidos ou que tenham articulação entre as Instituições responsáveis pela educação e meio ambiente nos diferentes municípios envolvidos pelo empreendimento.

    Propor ações que buscam refletir a situação ambiental concreta e inerente às municipalidades afetadas.

    Mobilizar a população para a participação efetiva e conseqüente identificação das potencialidades e fragilidades ambientais de sua região.

    Parcerias

    O Programa é desenvolvido em articulação com as prefeituras, nas secretarias de educação e meio ambiente e muitas vezes por meio de parcerias com o terceiro setor buscando proximidade local com o empreendimento, para execução das ações.



    Explore o site Mostrar Ocultar  
    A Empresa
    » Quem somos
    » Sistema Furnas
    » Diretoria executiva
    » Conselhos de administração e fiscal
    » Estatuto social
    » Estrutura organizacional
    » Código de Ética e de Conduta
    » Identidade visual
    » Vídeo institucional
    » Novos projetos
    » Escritórios e contatos

    Sustentabilidade
    » Sustentabilidade para Furnas
    » Política de Sustentabilidade
    » Adesões e compromissos
    » Furnas e a ISO 26000
    » Premiações
    » Relatório de Sustentabilidade
    » Setor Elétrico - Principais Áreas de Negócios
    » Links
    » Notícias
    » Contato

    Meio ambiente
    » Políticas
    » Unidades de conservação
    » Ações ambientais
    » Guias de fauna

    Sociedade
    » Responsabilidade social
    » Atuação Social
    » Desenvolvimento Territorial
    » Voluntários
    » Programa social
    » Pacto global
    » Cultura
    » Patrocínio de eventos
    » Patrocínio Esportivo
    » Comitê Pró-Equidade de Gênero
    » Programas Especiais
    » Espaço Furnas Cidadania
    Publicações
    » Relatório da administração
    » Relatório de sustentabilidade
    » Contas públicas
    » Governança TI
    » Processos de contas anuais
    » Demonstrações contábeis
    » Informativo gerencial de mercado e economia
    » Execução contratual de publicidade
    » Sistema Eletrobras
    » Revista Ouro da Casa
    » Revista Conexão FURNAS


    Recursos humanos
    » Trabalhe conosco
    » Convênio de saúde

    Comercialização de serviços
    » Área de atuação
    » Atividades principais
    » Inovação e suporte tecnológico
    » Cursos

    » P&D+I
    » Fornecedores
    » Acesso restrito
    » Sites relacionados
    » Ouvidoria
    » Fale conosco
    » Mapa do site
    » English
    » Español
    » Transparência

    Furnas - Empresa Eletrobras
    Escritório Central: Rua Real Grandeza, 219 - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ - CEP 22281-900 - Tel.: 21 2528-3112
    Todos os direitos reservados a Furnas © 2013