FURNAS encerra o ciclo 2018 do Curso Cuidador

Publicado em:


FURNAS realizou, nesta quarta-feira (19/12), a última formatura de 2018 do Curso Cuidador, com cerimônia no Escritório Central, sede da empresa no Rio de Janeiro.  A quinta turma, nomeada “Rompendo Barreiras”, reuniu 43 alunos, que agora estão capacitados para assistir crianças, adultos e idosos. A proposta do curso é uma iniciativa da área social da companhia, que acontece há mais de 20 anos e já formou mais de três mil profissionais, incluindo refugiados de diferentes nacionalidades. As aulas foram ministradas na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, parceira de FURNAS no projeto.     

Em 2018, foram beneficiadas 200 pessoas. As cinco turmas formadas pelo Curso Cuidador ofereceram atividades gratuitas e cada ciclo teve a duração de 180 horas, com a abordagem de diferentes temas, como Prática no cuidado da pessoa idosa, Prevenção de acidentes domésticos na primeira infância e Família Multigeracional. O curso também proporciona visitas a instituições assistenciais, permitindo que os alunos adquiram experiência, a partir da convivência com as pessoas que precisam de cuidados.

“FURNAS está se preparando para uma nova etapa das atividades em 2019, a fim de reforçar o compromisso da empresa com projetos que promovem cidadania e inclusão social. Foi muito gratificante capacitar todos que se dedicaram e estão dispostos a ajudar o próximo”, diz Marcos Machado, gerente de Responsabilidade Sociocultural da companhia.


Disposição e oportunidade

“Foi uma luta para chegarmos aqui, no dia de hoje. Muitos de nós passamos por dificuldades e pensamos, inclusive, em desistir. O nome da turma representa a superação dos desafios, porque passamos por cima de todas as dificuldades e conseguimos nossos diplomas!”, comemora a aluna Lediane Vitório de Bonifácio, representante da turma.

Já Solange Pinto da Rocha, 41 anos, destacou o conhecimento adquirido com as disciplinas oferecidas durante as aulas. “O Curso Cuidador trouxe muito aprendizado e foi gratificante fazer parte desse grupo. Meu sogro foi um grande incentivador e, assim, aprendi a lidar melhor com o público idoso. Agora também estou apta para este ramo do mercado de trabalho”, celebra Solange, que já cuidava de idosos.

Aos 57 anos, José Carlos da Silva já está com emprego garantido, graças à conquista do diploma. “Um amigo taxista comentou que uma passageira precisava de um profissional para cuidar do marido dela. Ela já entrou em contato comigo e estou muito feliz em começar o atendimento”, comemora José, que durante muitos anos já trabalhava como cuidador e buscou no Curso o aperfeiçoamento.
 

Por: Natália Fernandes