Projetos de continuidade


Núcleos de Integração Comunitária
 


O projeto é uma parceria entre FURNAS e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), que busca promover a emancipação das comunidades de baixa renda vizinhas às instalações da Empresa (Ibiraci/MG, Itatiaia/RJ, Angra/RJ, Foz do Iguaçu/PR e Mogi/SP), impulsionando o desenvolvimento de base comunitária. 

A metodologia participativa dos Núcleos baseia-se na reflexão conjunta da situação social local e na construção coletiva de instrumentos de transformação, criados à medida que as comunidades se organizam, examinam seus próprios problemas, discutem suas prioridades e buscam soluções junto aos órgãos competentes e parceiros. São elaborados diagnósticos sociais, onde são identificadas as principais necessidades e potencialidades locais e em seguida são consolidados os fóruns comunitários e elaborados planos de ação, a partir dos quais são realizados os projetos de referência escolhidos pelas comunidades, dando voz aos atores sociais locais.


Centro Comunitário Vila Santa Tereza



 

A proposta percebe o Centro Comunitário como um lugar que possa colaborar efetivamente para o desenvolvimento da sua comunidade, no Belford Roxo, Rio de Janeiro. Assim as atividades do projeto visam potencializar os saberes dos beneficiários e da comunidade e até fornece ferramentas para provocar a geração de soluções para os problemas de um grupo, da localidade ou da comunidade. Serão realizadas oficinas socioeducativas e de contação de histórias com as crianças e adolescentes e com os adultos oficinas de geração de renda e rodas de conversas. Acredita-se que quando há participação ativa dos envolvidos no processo, as chances de resultados sustentáveis e duradouros tende a aumentar.


Curso de Cuidador
 


Criado pela empresa em 1997, o Curso de Cuidador oferece aulas de capacitação para cuidar de crianças, adultos, pessoas idosas e pessoas com algum tipo de deficiência. A capacitação e o material didático são gratuitos. Desde então mais de 4.200 pessoas já passaram pela experiência, e o desafio dos alunos é a inserção no mercado de trabalho.

Como possibilidade de ampliar as oportunidades para os refugiados de diversas nacionalidades, como Venezuela, Colômbia, Angola, Congo, entre outras, disponibilizamos regularmente vagas para este público. Algumas parcerias foram essenciais para a concretização do curso, sendo elas: Cáritas Diocesana e o Centro de Apoio ao Refugiado. Sendo um segmento do mercado em ascensão, ante o aumento da expectativa de vida da população e os aportes da previdência pública e de acordo coletivo para a contratação desse tipo de força de trabalho, trata-se de uma excelente alternativa para que o refugiado e migrante reinicie sua vida no país.


Projeto Infraestrutura, Esporte e Cultura Kaingang
 


Reconhecendo os impactos causados pela instalação das linhas de transmissão Ivaiporã/Itaberá 1 e 2, localizadas no município de Ortigueira/PR, iniciamos uma série de estudos e iniciativas visando indenizar e compensar as 300 famílias da etnia Kaingang, residente da Terra Indígena (TI) de Queimadas, pelos danos socioeconômicos, ambientais e culturais sofridos, definindo as ações para mitigar os impactos gerados e formalizar as formas de acesso da empresa à área para a manutenção periódica das torres. Dessa forma, desde 2015,  apoiamos atividades socioculturais, distribuímos cestas alimentícias e apoiamos a implementação do Projeto Infraestrutura, Esporte e Cultura Kaingang que tem por objetivo a construção de espaços de socialização comunitária que contribuirão com o fortalecimento da auto estima da identidade indígena, com o resgate, valorização e adaptação da cultura, com novas oportunidades de geração de renda e qualificação profissional, principalmente para jovens e mulheres, além do apoio e incentivo às práticas esportivas.