Ações desenvolvidas


Mentoria Virtual



Foto: Tatiana Piloto


A ação de mentoria é uma parceria do Programa Furnas de Voluntariado com área de RH da empresa e com a FESA C.R.O.M.A. Os voluntários passam por uma capacitação para se tornarem mentores de jovens do programa Jovem Aprendiz da empresa, com o objetivo de dar insumos e ferramentas para que consigam desenvolver seu plano de ação profissional.

A ação recebeu o 1° lugar do Prêmio Apoena de Inovação de FURNAS, na categoria Social. O termo vem do Tupi-guarani, que significa “aquele que enxerga mais longe”, cujo objeto é fomentar a cultura de inovação nas empresas Eletrobras, por meio do reconhecimento e valorização do esforço inovador dos colaboradores que contribuíram para resultados advindos de soluções ou projetos que já apresentaram benefícios para empresa.


Projeto IARA (Intervenção Ambiental para Recuperação das Águas)



O Projeto IARA nasceu de uma parceria entre a Responsabilidade Social e a Gestão Ambiental. Seu objetivo é a limpeza e a recuperação de rios e córregos que atravessam as unidades de operação da empresa, com a destinação dos resíduos para as cooperativas do programa Coleta Seletiva. O IARA também prevê campanha de educação ambiental para conscientização das comunidades e escolas do entorno dos empreendimentos.

O Projeto ganhou o 1° lugar do Prêmio Apoena de Inovação na categoria Ambiental.


Hortas Sociais



As hortas sociais têm o papel de produzir alimentos através do trabalho voluntário, cultivadas nos empreendimentos de FURNAS com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares e nutricionais de beneficiários de instituições de comunidades carentes, além de reforçar a alimentação de crianças, lactantes, adultos e idosos. As frutas, legumes e hortaliças produzidas são distribuídos a instituições públicas e organizações da sociedade civil, localizadas nas proximidades da empresa. Os voluntários de FURNAS colaboram tanto na manutenção das plantações, quanto na colheita e distribuição dos alimentos cultivados. 

O Projeto Horta Social conta com atividade no Distrito Federal. A Horta Tita, mantida pelos colaboradores voluntários da Subestação de Samambaia (DF), beneficia instituições do entorno.

O projeto também realiza nas Subestações Tijuco Preto e Mogi das Cruzes (SP), em parceria com a Escola Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e cinco escolas municipais do entorno. Durante as aulas, as crianças participam do plantio, cuidado e colheita das hortaliças e preparo de refeições, incentivando a alimentação saudável e a sustentabilidade. Já os professores são treinados e incentivados a promover um ambiente sustentável, participativo e educativo em seu local de trabalho.


Campanhas

Programa Furnas de Voluntariado e a área de saúde da empresa promovem campanha de doação de sangue em parceria com o Hemorio, no auditório do Edifício Barão de Mauá (EBM), sede da empresa no Centro do Rio de Janeiro. A campanha é aberta ao público externo e aos colaboradores da empresa.

FURNAS promove campanhas emergenciais, de leite, de alimentos, de brinquedos e de agasalhos.