Políticas


Política ambiental


Em março de 1998, FURNAS institui sua Política Ambiental dentro da filosofia do Desenvolvimento Sustentável.

Como empresa de geração e transmissão de energia elétrica, insumo básico para o desenvolvimento econômico e social, nosso compromisso é conduzir as ações minimizando ao máximo as interferências ao meio ambiente.


Princípios
 

A Política Ambiental de FURNAS é orientada pelos seguintes princípios: 

  • Atender à legislação ambiental e outras correlatas e aos compromissos ambientais assumidos;
  • Integrar as Políticas de cunho ambiental da Empresa;
  • Estar alinhada às diretrizes da Política Ambiental das Empresas Eletrobras.
     

Diretrizes
 

As ações de FURNAS relacionadas ao meio ambiente deverão estar de acordo com as seguintes diretrizes:

  • Incorporar as questões ambientais às etapas do planejamento, projeto, implantação e operação de seus empreendimentos.
  • Publicar as informações ambientais associadas aos seus empreendimentos.
  • Manter aberto o diálogo com empregados, comunidade e demais partes interessadas e estabelecer um processo participativo, que leve em conta a valorização do meio ambiente.
  • Controlar e reduzir os impactos ambientais decorrentes das atividades da empresa, em relação à conservação do capital natural e à prevenção da poluição.
  • Aperfeiçoar processos e incorporar novas tecnologias para a melhoria contínua do desempenho ambiental.
     
  • Racionalizar o uso de recursos naturais e o consumo de energia elétrica.


Política de gestão de resíduos


1. Objetivo
 

Estabelecer princípios para promover o gerenciamento dos resíduos associados às diversas atividades desenvolvidas pela Companhia.


2. Apresentação
 

2.1. Dentro de um contexto onde os recursos naturais estão cada vez mais escassos, a Eletrobras FURNAS reconhece a sua responsabilidade na gestão dos resíduos gerados nas atividades desenvolvidas na Companhia.

2.2. Desta forma, a política enfatiza a necessidade do controle sistemático dos resíduos desde a sua geração até a sua destinação final, considerando o resíduo reutilizável ou reciclável como um bem socioeconômico, em conformidade com a legislação vigente.


3. Princípios
 

A Política de Gestão de Resíduos será orientada pelos seguintes princípios:

3.1. Promover e viabilizar ações de gestão de resíduos de forma integrada na Companhia estimulando a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, de acordo com a legislação vigente.

3.2. Controlar sistematicamente a geração, coleta, segregação, estocagem, transporte, processamento, tratamento, recuperação e destinação final dos resíduos gerados na Companhia.

3.3. Buscar fornecedores e prestadores de serviço que utilizem tecnologia ambientalmente correta, bem como a aquisição de produtos ou materiais que causem o menor impacto ambiental.

3.4. Oferecer treinamento e condições de segurança, de proteção e de preservação da saúde dos profissionais que atuam no manejo dos resíduos.

3.5. Promover de forma continuada a educação ambiental e buscar a conscientização de seus colaboradores para o assunto gestão de resíduos.

3.6. Preservar a imagem da Eletrobras FURNAS como uma empresa social e ambientalmente responsável, no que se refere à questão da gestão de resíduos junto às comunidades locais onde a Companhia possua instalações, aos órgãos ambientais e outras partes interessadas.

3.7. Estabelecer, implementar, avaliar e monitorar sistemas, planos, programas, projetos e processos que contemplem a baixa geração de resíduos, bem como atos normativos sobre o assunto na Eletrobras Furnas, em consonância com a Política Ambiental e com as demais políticas da Companhia.


Política ambiental Eletrobras


O objetivo da Política Ambiental das Empresas Eletrobras é orientar o tratamento das questões ambientais, em consonância com os princípios da sustentabilidade.
 

Política Ambiental Eletrobras



Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras
 

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras