Níveis dos reservatórios


As usinas hidrelétricas brasileiras são componentes do Sistema Interligado Nacional (SIN) e sua operação é planejada e programada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

As definições sobre níveis de reservatórios e energia despachada por cada usina são atribuições do ONS, responsável por operar o conjunto das instalações de geração e transmissão de energia brasileiras de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança e a continuidade do suprimento de energia elétrica, ao menor custo possível. 

Toda a energia produzida nas unidades geradoras brasileiras é enviada ao SIN, e o ONS a distribui conforme a demanda, controlando a operação em tempo real.
 

     

Volume útil


O volume útil é a diferença entre o volume máximo de um reservatório e seu volume morto, ou seja, o volume útil é a parcela de água do reservatório que pode efetivamente ser usada para geração de energia.

O ONS divulga relatórios diários para registrar o nível de cada reservatório, o volume útil e as vazões afluentes - a água que entra no reservatório - e defluentes - a água que sai do reservatório.


Fique atento


Nas usinas hidrelétricas, a energia é gerada a partir do movimento da água passando pelas turbinas. Assim, quanto maior a geração, maior a quantidade de água que sai do reservatório, passa pelas turbinas e segue seu caminho rio abaixo, atendendo outros municípios, movimentando turbinas de outras usinas e gerando mais energia.

Por isso, é importante ficar atento ao aumento repentino da vazão do rio nas margens, ilhotas e locais próximos à barragem da usina. O aumento repentino da geração de uma usina, determinado pelo ONS, pode causar súbito aumento na vazão da água do rio e possíveis alagamentos nas suas margens.


Preservação dos reservatórios


A erosão, a ocupação irregular das margens do reservatório e o desmatamento de nascentes são fatores que reduzem a vida útil do lago e a qualidade de sua água.

A estiagem e a construção de diques irregulares são os principais motivos para a redução do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.