Edital Furnas social


Através do Edital Furnas Social, selecionamos projetos de Organizações da Sociedade Civil que promovam a redução das desigualdades e proteção aos direitos humanos das populações do entorno de nossos empreendimentos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável destas comunidades.


Projetos selecionados - Ciclo 2021/2023


Cidadania Criativa: Programa de Formação de Agentes Juvenis de Desenvolvimento Local

A proposta desperta o protagonismo juvenil enquanto sujeito para pensar a realidade social, mobilizar e engajar para transformação social. Para tanto elaboram diagnóstico participativo voltado para a identificação de perspectivas de desenvolvimento do Morro das Pedras centrado na ampliação de oportunidades para as juventudes utilizando como ferramenta o Circuito Juvenil de Fomento ao Desenvolvimento Local. Fomentando coletivos e redes juvenis.  O projeto oportuniza a evidenciação da diversidade cultural e suas formas de expressão como ferramenta política para externalizar sonhos e demandas de jovens que residem, considerado um dos pontos mais violentos da cidade.

Instituição: Agência de Iniciativas Cidadãs – AIC
Local: Belo Horizonte – MG


Programa de Germinação de Impacto

A proposta do Instituto Gênesis da PUC-Rio visa fortalecer os negócios socioambientais por meio de duas iniciativas: A Germinação e Capacitação. NA Germinação pretendem mentorar 8 (oito) negócios de impacto socioambiental (NIS) em estágio inicial, localizados no município de Angra dos Reis, distrito de Mambucaba, contribuindo para sua estruturação e modelagem para ampliação de seu impacto social e ambiental e resultados financeiros positivos. Na Capacitação abordarão conteúdos que propiciarão o aprimoramento da capacidade empreendedora com foco socioambiental.

Instituição: Instituto Gênesis – PUC-Rio
Local: Angra dos Reis – RJ


Maker Space IoT para estudantes de escolas públicas paulistas

A proposta viabiliza a aproximação para futura inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no contexto das novas tecnologias de Internet das Coisas. O projeto trabalha para implantar modelo de Espaços Maker IoT de baixo custo para adoção em escala no ensino fundamental e médio público, com a formação de professores para que possam junto com seus alunos projetarem soluções para desafios cotidianos, por meio da Internet das Coisas.

Instituição: Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico - LSI-TEC
Local: Campinas, Guarulhos, Ibiúna, Mogi das Cruzes e São Paulo


Ação Pedagógica de Apoio à Educação

A proposta realiza atendimento a crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, provenientes de escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade do Rio de Janeiro, para letramento linguístico e matemático, a fim de tornar o educando um cidadão empoderado, tornando-o hábil para ser coautor de sua história. As atividades de leitura e escrita serão realizadas através de recursos artísticos (pintura, teatro, contação de histórias), lúdicos (jogos educativos). A ideia também é trabalhar conteúdos transversais que abordem Direitos Humanos e meio ambiente.

Instituição: Associação Beneficente Amar
Local: Rio de Janeiro – RJ


Projeto Pesquisador Curumim

A Proposta tem como desafio a superação de um contexto marcado pela pobreza e violência, para tanto pretendem atuar com jovens a partir dos 7 (sete) anos com atividades lúdico esportivas e a partir dos 14 anos propiciando – Iniciação Científica. A partir de 16 anos atuarão com vistas ao Aperfeiçoamento Profissional, pois a ideia é propiciar o suscitamento de Treinamento teórico (aulas de arqueologia e ciências afins) e prático (curadoria do material arqueológico em laboratório) dos selecionados, com o pagamento de bolsa/auxílio e ainda ofertando atividade lúdico esportivas.

Instituição: Instituto de Arqueologia Brasileira - IAB
Local: Belford Roxo - RJ