Perguntas frequentes


1. Qual a importância da descarbonização?

A ação global contra a mudança no clima, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS) e da Agenda 2030 da ONU, constitui um motivo relevante para a adoção de práticas de redução no volume de emissões de carbono. Na qualidade de agente do setor elétrico e signatária dos princípios do pacto global, FURNAS tem desenvolvido soluções para auxiliar a sociedade no alcance desse e de outros objetivos.


2. O que significa a sigla “REC”?

A sigla REC é a abreviação de “Renewable Energy Certificate” e em Português significa Certificado de Energia Renovável.


3. Por que um consumidor deve adquirir Certificados de Energia Renováveis?

Depois de produzida, a energia é injetada no Sistema Interligado Nacional – SIN e levada pelas redes de transmissão e distribuidores, até o consumidor final. Sendo assim, toda a energia recebida pelo usuário pode ser originada de fontes renováveis ou não. Ao adquirir os Certificados de Energia Renováveis (RECs) equivalentes ao montante de energia consumida, o consumidor comprova sua origem renovável. Os Certificados auxiliam no cumprimento das metas de sustentabilidade, estimulam o investimento dos geradores e podem ser utilizados para abatimento das emissões de gases de efeito estufa (escopo 2 – emissões indiretas pelo consumo de energia) no Programa Brasileiro GHG Protocol.


4.  Qual a capacidade de FURNAS para emissão de Certificados de Energia Renováveis?

FURNAS possui um amplo parque constituído por usinas geradoras de energia limpa e, por meio de sua Plataforma RECFY é possível emitir e transferir Certificados, utilizando a energia gerada de seus empreendimentos.


5. O que é a Plataforma RECFY?

É a plataforma, desenvolvida por FURNAS em tecnologia DLT – Distributed Ledger Technologies / Blockchain, capaz de emitir  Certificados de Energia Renovável (CER) também conhecidos por REC (Renewable Energy Certificates) para empresas comprometidas em abater suas emissões de CO2. Estes Certificados comprovam a geração de energia por meio de fontes renováveis e auxiliam as empresas a reduzirem o impacto ambiental das emissões de CO2. Cada REC equivale a 1 MWh de energia.

A plataforma RECFY tem a garantia de FURNAS, uma das maiores geradoras de energia limpa e renovável do Brasil, e representa uma alternativa segura e atestada por auditor independente.


6. Qual é o diferencial de mercado da Plataforma RECFY?

  • Rastreabilidade - O Certificado emitido por FURNAS é rastreável desde a origem e gerado por meio de tecnologia Blockchain, permitindo à sua empresa a eficiente gestão de seu inventário de emissões de CO2;

  • Código único de rastreamento - A RECFY garante emissão de Certificados intransferíveis a terceiros (único beneficiário) já que cada certificado possui um código único de rastreamento (não há dupla contagem).

  • Antenticidade – É possível realizar a validação de autenticidade por meio de QR Code.


7. FURNAS também está habilitada à emissão de Certificados de Energia Renováveis (I-RECs). Quais são as fontes de energia registradas neste Programa?

Desde 2020, FURNAS obteve a certificação junto ao Instituto TOTUM de 2 (duas) usinas hidrelétricas e de seu complexo eólico FORTIM.

A UHE Itumbiara possui capacidade de geração de 2082 MW, a UHE Serra da Mesa 1275 MW e as usinas do complexo eólico de Fortim possuem 123 MW de capacidade.


8. O que é o I-REC?

O I-REC Service é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia projetado para facilitar a contabilidade confiável de carbono, para Escopo 2, compatível com vários padrões internacionais de contabilidade de carbono. I-REC permite a todos os usuários de eletricidade fazer uma escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável, em qualquer país do mundo. Cada I-Rec equivale a 1 MWh de energia renovável gerada.


9. FURNAS pode gerar e transferir seus certificados (I-RECs) aos interessados?

Os empreendimentos certificados (UHE Itumbiara, UHE Serra da Mesa e usinas do complexo Fortim) foram auditados e aprovados pelo Instituto TOTUM, única entidade certificadora no Brasil pelo I-REC Standard, e, portanto, já estão habilitados a gerar RECs.

Além disso, FURNAS também se habilitou como Participante, podendo transferir seus próprios RECs ou transacionar RECs de outros geradores por meio da plataforma.