Ações Socioambientais



Comunicação Ambiental
 

Tem como objetivo esclarecer os impactos da construção e operação de empreendimentos para a comunidade, além de evitar a disseminação de informações equivocadas sobre a instalação e seu funcionamento. As ações de Comunicação Ambiental também ajudam a conscientizar a população para a preservação das margens dos reservatórios, a disposição correta de resíduos, o perigo das queimadas e da utilização das faixas de servidão das linhas de transmissão.

Voltar ao topo


Educação Ambiental 
 

A empresa conduz Programas de Educação Ambiental para as populações localizadas no entorno de seus empreendimentos e para os trabalhadores. O objetivo é abordar as implicações de danos e riscos socioambientais decorrentes da obra. Os programas seguem as Diretrizes Teórico-metodológicas de Implantação e Acompanhamento de Programas de Educação Ambiental, recomendadas pela Eletrobras e a IN 02/2012 do IBAMA. Eles abrangem medidas mitigadoras ou compensatórias, em cumprimento às condicionantes das licenças ambientais.

Voltar ao topo


Comunicação Social 
 

FURNAS desenvolve Programas de Comunicação Social (PCS) que criam canais de comunicação entre a empresa e a comunidade. O público-alvo indica os temas prioritários a serem esclarecidos, bem como expectativas, desejos, satisfações e insatisfações, causadas pelos empreendimentos. O trabalho dos comunicadores é a principal ferramenta deste programa. 

Voltar ao topo


Programas de Saúde Pública 
 

São firmados convênios e parcerias com instituições de saúde locais como secretarias estaduais e municipais de saúde, universidades, instituições de pesquisa, dentre outros, para a prevenção e controle de saúde da população.

Voltar ao topo


Comunicação com Povos Indígenas 
 

O relacionamento com os povos indígenas inclui a regularização de aproveitamentos hidrelétricos e respectivo sistema de transmissão e compromisso com práticas e projetos socioambientais. Um exemplo é o Programa Avá-Canoeiro do Rio Tocantins (PACTO). Para acompanhamento da execução das ações do Programa Avá-Canoeiro do Rio Tocantins (PACTO), criou-se o Programa de Gestão da Questão Indígena, coordenado por antropólogo e integrado aos programas ambientais associados à UHE Serra da Mesa.

O programa compreende ações como regularização fundiária da terra indígena Avá-Canoeiro (TI), Meio Ambiente e Etnodesenvolvimento e proteção e vigilância. Compreende, ainda, ações de educação e memória, suporte e assistência à saúde. O Programa de Apoio oferece suporte para obras e infraestrutura, bem como apoio técnico, operacional e administrativa, de modo a garantir o funcionamento e a logística necessária à execução das metas.

Voltar ao topo


Aldeias Guarani do Município de São Paulo
 

O Intercâmbio Cultural e a Interação Social proporcionaram condições para alianças sociais duradouras, como o casamento entre membros das etnias Avá e Tapirapé. Como resultado surgiu mais um núcleo familiar entre os Avá-Canoeiro, composto de um casal e três filhos, nascidos nos anos de 2012, 2015 e 2016.

Em decorrência da proximidade da LT 750 kV Itaberá-Tijuco Preto III com duas das três Terras Indígenas Guarani situadas em São Paulo, o Projeto de Recuperação Ambiental e Subsistência (PRAS) foi desenvolvido nas três Aldeias Guarani, de 2004 a 2009. O projeto ganhou dois prêmios: em 2008, a 4ª edição do Prêmio Mogi News/Chevrolet de Responsabilidade Social Empresarial do Alto Tietê, e em 2009, a 10ª edição do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

Voltar ao topo


Arqueologia 
 

Além da observância às normas legais, contribui para a produção do conhecimento acerca dos modos de vida das populações pretéritas, com pesquisas arqueológicas desenvolvidas nas áreas de influência de seus empreendimentos.

Os sítios arqueológicos, testemunhos materiais de ocupação humana pretérita, são parte integrante do Patrimônio Cultural brasileiro, reconhecidos pela Constituição de 1988, em seu Artigo 216. Os bens materiais de natureza arqueológica são definidos e protegidos pela Lei nº 3.924, de 26 de julho de 1961, que lhes confere o status de bens patrimoniais da União.

Voltar ao topo


Ações Voluntárias


O Projeto IARA (Intervenção Ambiental para Recuperação das Águas)- idealizado pelo Grupo Boas Práticas da Superintendência de Gestão Ambiental em parceria com o Voluntariado de FURNAS, foi concebido para recuperar as águas dos rios e córregos que atravessam as propriedades da Empresa.  

A primeira ação do IARA foi realizada, em setembro de 2021, na Subestação de Grajaú (Rio de Janeiro-RJ), a partir da instalação de uma barreira ecológica fixa no córrego que atravessa a subestação, seguida por um mutirão de limpeza e o concomitante plantio de 300 mudas em suas margens por voluntários da empresa. Foram retirados materiais plásticos (PET), papelão, latas de alumínio do Rio Jacó, somando 150 quilos, dos quais 95 quilos foram destinados à cooperativa local, com a reutilização de materiais metálicos da subestação. O plantio de diferentes espécies de mudas, além de propiciar a beleza cênica das margens do rio, atrai a fauna alada polinizadora (borboletas e pássaros).  

Em dezembro de 2021, esse projeto foi implementado também em cidades lindeiras ao reservatório da UHE Furnas, por meio de parcerias com organizações civis e Poder Público local. Foram realizadas atividades de plantio, limpeza e/ou educação ambiental em 8 municípios em Minas Gerais: Capitólio, São José da Barra, São João Batista do Glória, Guapé, Cristais, Três Pontas, Alfenas e Boa Esperança. Contou com a participação de 609 voluntários, que ajudaram a retirar 1400 kg de resíduos do ambiente e a plantar 530 mudas nativas. A meta é replicar este projeto em outros empreendimentos em operação, cujas propriedades sejam atravessadas por rios/córregos os quais requeiram recuperação. 

Voltar ao topo


Edital Socioambiental


Através do Edital Socioambiental 2021 de FURNAS, foram selecionados 8 projetos de até R$ 200.000,00 para apoio a ações com foco em conservação da biodiversidade aliada ao engajamento e geração de benefícios para as comunidades no entorno dos empreendimentos.

Os seguintes projetos foram beneficiados:

  • ANTologia / Instituto de Ação Socioambiental (Cachoeiras de Macacu – RJ)

  • Água Limpa - Famílias Tradicionais e Quilombolas Preservando o Meio Ambiente / Associação Regional Escola Família Agrícola Paulo Freire (Acaiaca – MG)

  • Restaura Ação: Assegurando serviços ecossistêmicos / Instituto Internacional de Educação do Brasil (Niquelândia – GO);

  • Suçuaranas no Quintal: coexistência e engajamento na conservação da biodiversidade / Fundação de Apoio a Pesquisa (Água Limpa e Caldas Novas – GO)

  • O que realmente importa na Paisagem ? Um estudo de seleção e manejo de hábitat para persistência de Jacamaralcyontridactyla (Aves: Galbulidae) / Instituto de Pesquisa Waita (Além Paraíba – MG)

  • Mergus para sempre: Evitando a extinção do Pato Mergulhão na Chapada dos Veadeiros / Fundação MAIS Cerrado (Colinas do Sul – GO);

  • Educação Ambiental, Sustentabilidade e Inclusão Social / Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas (Alfenas – MG);

  • Pesquisa aliada à prática: subsídios para a restauração ecológica inclusiva e adaptada às mudanças climáticas / Rede de Sementes do Cerrado (Alto Paraíso de Goiás – GO).


Projetos selecionados - Edital Furnas socioambiental