UTE Campos chega aos 50 anos em plena atividade

Publicado em:


Com os principais equipamentos como caldeiras e turbogeradores fabricados no Japão, pela Mitsubishi Heavy Industries, as obras civis da UTE Campos começaram em 1963 e a primeira unidade geradora entrou em operação há 50 anos, em 20/12/68, e a segunda, em 11/03/71.

Devido ao alto custo do petróleo, o gerador 1 foi convertido em compensador síncrono entrando em operação comercial em abril de 1981. Em novembro de 1996, iniciaram-se os trabalhos de desconversão do compensador síncrono para gerador. Os estudos realizados pelo Departamento de Estudos Elétricos da empresa não indicaram a necessidade da Unidade 1 operar como compensador síncrono.

Dada a situação energética prevista para o ano de 1997 e o comprometimento contratual da empresa, de disponibilizar a geração de 30 MW médios de energia garantidos pela usina, o Departamento de Comercialização de Energia Elétrica e Planejamento de Operação de FURNAS recomendou que as duas unidades geradoras fossem mantidas disponíveis como geradores convencionais.

A partir da instalação de um gasoduto da Petrobrás até a cidade de Campos, FURNAS adaptou as caldeiras da usina para queima de gás natural. A conversão também atendeu a exigência da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente para a concessão da licença de operação definitiva da usina.

O processo de adaptação das caldeiras da Usina de Campos para utilização de gás natural como combustível foi concluído em 27/8/98 (unidade 1) e 4/9/98 (unidade 2). Simultaneamente, foi realizada a modernização da instrumentação de supervisão e controle dessas caldeiras.

A usina possui, ainda, uma subestação com um barramento de 69 kV e outro de 138 kV. Além de sua geração própria, a usina recebe energia da Subestação de Campos e a envia para a cidade de Campos e circunvizinhas, através de quatro circuitos de 69 kV e quatro circuitos de 138 kV.
 

Por: Behula Spencer