Subestação de Rio Verde: 44 anos

Publicado em:


Localizada no município de Rio Verde (GO), a subestação (SE) homônima de FURNAS entrou em operação visando atender a uma política energética de economia de combustível, substituindo as unidades que utilizavam diesel para suprir de energia elétrica as cargas de Cuiabá e Rondonópolis (MT).

Com capacidade instalada de 300 MVA, a SE de Rio Verde está interligada à Usina Hidrelétrica (UHE) de  Itumbiara, também de FURNAS, através de duas linhas de transmissão em 230 kV, e à UHE Cachoeira Dourada, da Enel, também por meio de duas linhas, em 138 kV e 230 kV.

Tem ainda interligação com a concessionária distribuidora local – Enel, fornecendo energia para abastecimento regional, que passou por um crescimento de demanda acelerado nos últimos anos. Outra interligação importante se dá à Eletronorte, através dos circuitos em 230 kV com as subestações Barra do Peixe e Rondonópolis, além de um circuito que interliga a UHE Couto Magalhães, passando pelas subestações Rio Claro, em Jataí (GO), e Parque das Emas, em Mineiros (GO).

A operação em tempo real da subestação é realizada remotamente pelo Centro de Operação Regional Goiás (CTRG.O), tendo a UHE Itumbiara como polo de acionamento. Atualmente, a SE de Rio Verde integra a Divisão de Operação de Itumbiara e Rio Verde (DOIR.O), que por sua vez está subordinada à Gerência de Produção Goiás (GRG.O).

A unidade conta com uma equipe local de quatro operadores, um técnico de manutenção eletro-eletrônica e dois técnicos de linhas de transmissão, também responsáveis pelos atendimentos das subestações Rio Claro e Parque das Emas.

FURNAS parabeniza a todo(a)s que participam do dia a dia da Subestação de Rio Verde colaborando para o seu bom funcionamento.
 

Por: Dayalla Goulart