UHE Manso atinge a maioridade

Publicado em:


A Usina de Manso, localizada no estado de Mato Grosso, no rio Manso, principal afluente do rio Cuiabá, (29/12) chega aos 18 anos neste sábado. Construída em parceira com a iniciativa privada, o consórcio PROMAN, formado pelas empresas Odebrecht, Servix e Pesa, com 30% do total dos investimentos, desde fevereiro de 1999, FURNAS detém os outros 70%, que até então eram administrados pela Eletronorte.  

Com 4  unidades geradoras, a UHE tem potência instalada de 212 MW e foi projetada para atender ao conceito de usos múltiplos do reservatório e da água. Entre os benefícios do Aproveitamento Múltiplo de Manso, destaca-se o de regularizar os ciclos de cheias e secas do rio Cuiabá, que contribui para reduzir os danos socioeconômicos.

Para mitigar e compensar as alterações provocadas pela implantação e operação da Usina de Manso, cujo reservatório abrange uma área de 427 km2 nos municípios de Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia, FURNAS desenvolveu 21 programas ambientais, entre os quais os de Monitoramento Hidrológico, da Ictiofauna, Limnológico e da Qualidade da Água, e os de Manejo e Conservação da Fauna.
 

Por: Behula Spencer